Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Programa Testes Covid-19 da Firjan SESI contabiliza 53 mil exames nas empresas

Programa seguirá testando trabalhadores da indústria até junho de 2021

Programa seguirá testando trabalhadores da indústria até junho de 2021Foto: Vinicius Magalhães

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 25/06/21 15:28  -  Atualizado em  25/06/21 15:53

A Firjan SESI, por meio do Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional (CIS-SO), dá continuidade ao Programa Testes Covid-19 até que perdure o regime de pandemia declarado no estado do Rio de Janeiro. A estratégia de combate ao coronavírus teve início ainda em abril de 2020 e já testou mais de 53 mil trabalhadores de 900 empresas (sendo 91% de pequenas indústrias) vinculadas a 83 sindicatos espalhados pelo estado.

O objetivo do programa da Firjan SESI é agilizar o diagnóstico da Covid-19, contribuindo para evitar a propagação do coronavírus no estado e manter a capacidade produtiva da indústria, prezando pela saúde dos trabalhadores e da população.

Para micro e pequenas indústrias, com até 100 empregados, o serviço continua sendo oferecido de forma gratuita. Para as médias e grandes, os testes saem a preço de custo. Indústrias associadas têm vantagens especiais no valor.

“A combinação desses resultados ressalta a importância da testagem frequente, uma vez que mesmo sem apresentar sintomas, este trabalhador pode transmitir o coronavírus. Assim, a identificação mais rápida de indivíduos com Covid ajuda no combate do SARS-CoV-2”, destaca o pesquisador-chefe do CIS-SO, Antonio Fidalgo.

Embora iniciada a imunização da população, ainda não há vacina para todos os brasileiros. Diante deste cenário, como estratégia de combate à Covid-19, a testagem em massa e o rastreamento de contatos (contact tracing) – detecção dos indivíduos que tiveram contatos com uma pessoa com o vírus – se mostram ferramentas importantes por fornecerem um maior número de informações. Essa combinação estratégica permite um maior potencial para a tomada de decisão e a gestão dos impactos causados pela pandemia do coronavírus.

O formulário de solicitação pode ser acessado neste endereço e a testagem está disponível para ser requisitada mais de uma vez por indústrias de todos os tamanhos. 

Saiba mais em: Conheça o Programa Testes Covid da Firjan SESI

Esta é mais uma ação do Programa Resiliência Produtiva, um conjunto de ações elaboradas pela Firjan para enfrentar a atual crise da Covid-19. São propostas às diferentes esferas de governo para atenuar os impactos econômicos e sociais desta crise, mobilização para conectar setor produtivo, institutos de pesquisa e universidades em busca de soluções e produção de insumos fundamentais para o combate à pandemia. Há também uma frente de atuação com oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, que ajuda na prevenção e na antecipação de cenários.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida