A Firjan SESI e a Prefeitura de Petrópolis assinaram na quarta-feira, dia 13/8, um Acordo de Cooperação Técnica para ampliar o acesso de estudantes da rede municipal a educação tecnológica, cultura digital e ensino da robótica educacional. A parceria vai atender 240 estudantes de quatro escolas municipais.
O presidente da Firjan Serrana, Julio Talon, enfatizou a importância de democratizar o acesso a cultura e ensino de novas tecnologias para ofertar uma formação de qualidade.
"A iniciativa representa um passo importante para inserir os jovens no universo tecnológico, preparando todos para desafios e oportunidades futuras, já que Petrópolis é a Capital Estadual da Inovação”, disse.
O prefeito Hingo Hammes destacou o compromisso com práticas que desenvolvam competências essenciais para o futuro. "Este acordo fortalece a formação tecnológica e abre novas oportunidades para nossos jovens. Fico muito feliz com esse acordo e acredito muito que vamos expandir esse termo para outras unidades educacionais", afirmou.
A parceria entre a Firjan SESI e o munícipio está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é inserir os alunos no universo tecnológico, desenvolvendo habilidades necessárias e fortalecer a qualidade da educação pública municipal sem transferência de recursos financeiros entre os participantes.