<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Qualidade de Vida

Projeto Saúde em Ação é lançado com oficina da Cozinha Brasil, do programa Firjan SESI Cidadania

Projeto conta com oficina do Cozinha Basil, do programa Firjan SESI Cidadania

Projeto conta com oficina do Cozinha Basil, do programa Firjan SESI CidadaniaFoto: Maurício Bazilio

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 27/02/2026 18:44  -  Atualizado em  27/02/2026 19:15

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio, em parceria com a Firjan SESI, lançou na manhã desta sexta-feira (27/2), o Projeto Saúde em Ação, em Nova Iguaçu, com evento aberto ao público na Praça Rui Barbosa. A ação contou com a unidade móvel do Cozinha Brasil, iniciativa do programa Firjan SESI Cidadania, que promoveu oficinas sobre alimentação saudável, redução de desperdício e aproveitamento integral dos alimentos. O projeto foi apresentado pela secretária de estado de Saúde, Claudia Mello e pela vice-presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Silvia Coelho Lantimant.

Com perfil itinerante, o projeto levará a unidade móvel para outras regiões do estado para a realização das oficinas gratuitas ao público. O próximo evento será em Búzios, no dia 6 de março. A vice-presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região e conselheira de Administração da Presidência da Granfino, Silvia Lantimant, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado para que projetos como esse sejam desenvolvidos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “A transformação, preservação e conservação dos alimentos precisam fazer parte do conhecimento da população na prática diária”, destacou.

saude-acao-sesi-cidadania _2_.jpg
Uma cartilha com dicas para aproveitamento e receitas nutritivas e acessíveis foi distribuída ao público

A secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que o projeto foi pensado para aproximar o conteúdo técnico da realidade das famílias fluminenses. “Queremos mostrar que é possível melhorar a alimentação com escolhas acessíveis e conscientes. São atitudes que impactam diretamente a saúde das famílias e ajudam a prevenir doenças crônicas”, afirmou.

Há mais de 20 anos o Cozinha Brasil é desenvolvido com uma metodologia consolidada de educação alimentar que integra o programa Firjan SESI Cidadania, levando conhecimento sobre alimentação saudável, consumo consciente e orientações sobre o não desperdício. A iniciativa visa oferecer autonomia, dignidade e melhores condições de vida. Na ocasião, uma cartilha com dicas para aproveitamento e receitas nutritivas e acessíveis foi distribuída ao público.

“Essa é uma parceria de grande relevância para conseguirmos levar adiante essa iniciativa da Cozinha Brasil, que contribui especialmente com mulheres em situação de vulnerabilidade. Através desse trabalho são passadas orientações sobre como mudanças simples na rotina podem contribuir para a prevenção de doenças como obesidade, diabete e hipertensão, além de estimular práticas sustentáveis e a economia doméstica”, destacou a gerente de Responsabilidade Social, Eliane Damasceno.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida