
Foto: Vinícius Magalhães | Firjan
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, participou da reunião do Conselho Empresarial Firjan Serrana na quarta-feira (26/11), onde apresentou para os empresários da região os investimentos promovidos ao longo de 2025 nas unidades operacionais Senai e Sesi do município de Petrópolis. Ao lado do presidente da Representação Regional da federação, Júlio Talon, Caetano também apresentou um balanço do primeiro ano de gestão à frente da Firjan.
De acordo com o presidente da federação, o pleito do empresariado local será iniciado em breve: a reforma e modernização do Espaço Moda Senai da Rua Teresa. Caetano informou que o projeto executivo está pronto e que o início das obras aguarda apenas a assinatura do termo de convênio com o governo do estado, que deve ocorrer ainda este ano.
Também foi apresentada a reforma do ginásio exclusivo para a prática de ginástica artística, assim como as obras de adequação e acessibilidade e ampliação da sala multiuso da Firjan SESI Petrópolis. No local, funciona agora o projeto voltado para 180 crianças e adolescentes, fruto da parceria SESI Cidadania e ONG QualiVida. Caetano destacou ainda investimentos na reforma do piso da escola de Educação Básica SESI, também em Petrópolis.
Já o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, destacou os desafios da federação ao longo do último, mas também ressaltou que houve muitas conquistas. Segundo ele, a Firjan e suas representações regionais têm atuado cada vez mais calcadas na qualidade e eficiência dos serviços prestados tanto para o empresariado quanto para a sociedade fluminense.
 |
| Júlio Talon abriu o encontro com conselheiros da Região Serrana |
Atuação em defesa da indústria
O presidente da federação aproveitou o encontro com os empresários petropolitanos e apresentou um breve balanço das ações desenvolvidas neste primeiro ano de gestão, com foco na defesa da indústria. Segundo Caetano, todas as ações da atual diretoria se iniciaram a partir de uma “escuta empresarial”, que apresentou opiniões e sugestões de ação. “A defesa de interesse da indústria, a melhoria do ambiente de negócios são o nosso foco principal. Mas aproximar a federação dos empresários e sindicatos, assim como mais acessível, ágil e inovadora, também foram pontos desenvolvidos por esta gestão”, acrescentou.
Caetano também ressaltou o trabalho contra o aumento do percentual de depósito obrigatório ao Fundo Orçamentário Temporário (FOT)/carga tributária, a atuação para a regulamentação da reforma tributária, contra a redução da jornada de trabalho e ainda, entrega de propostas Brasil 4.0 regionais para prefeitos e a reestruturação da atuação do comitê de defesa de interesses da Firjan.
O presidente da federação, destacou os investimentos para ampliação da infraestrutura para os serviços ofertados pela Firjan SENAI SESI, como avanços como a criação de nova estrutura em TI, do Centro de Treinamentos Normativos em Benfica, do Centro de Referência em Metal Mecânico, do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, FabLabs (Nova Iguaçu, Barra Mansa e São Gonçalo), Laboratório de ensaios de resistência ao fogo, em Três Rios, o Canteiro Escola em Paracambi, entre outras realizações.