Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Educação

Firjan SENAI SESI: educação de futuro

11/12/19 13:52  -  Atualizado em  11/12/19 14:04

Reportagem especial da Carta da Indústria

As novas tecnologias e as transformações do futuro do trabalho estão no cerne dos projetos de Educação Básica e Profissional da Firjan SENAI SESI. Não por acaso o desenvolvimentos de ideias inovadoras por parte dos alunos, com orientação dos instrutores, vem se multiplicando por todo o estado. Alguns exemplos são o Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas e o Grand Prix SENAI de Ideias, mas os projetos despontam também de forma espontânea, no dia a dia das escolas.

O ano de 2019 soma diversos exemplos, parte deles voltados para as empresas, outros focados em demandas sociais. Do Desafio Firjan SENAI + Indústria, duas ideias foram selecionadas para a fase de Germinação, que funciona como uma pré-incubação: o Mastite Zero, que promete aumentar a produtividade da cadeia agroindustrial do leite; e o Favotech, que visa desenvolver uma melgueira inteligente para facilitar a coleta do mel e elevar a produção. O Desafio, que este ano passou a se chamar Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas, permite que companhias do Rio cadastrem gargalos, para os quais os alunos da rede propõem soluções.

 

demoday_vinicius-magalhaes_9857.JPG
Selecionados para a fase de Germinação do Desafio Firjan SENAI + Empresas foram anunciados em evento na Casa Firjan. | Foto: Vinícius Magalhães


Por sua vez, o Grand Prix, adotado pela primeira vez este ano, foca demandas que impactam a indústria ou a sociedade, culminando com soluções, protótipos e projetos que atendam os desafios lançados. O programa vem percorrendo as unidades da instituição. Em Barra Mansa, três demandas se destacaram: melhoria na gestão de água e saneamento, aumento da eficiência energética das indústrias e redução do desperdício de alimentos.

Projetos inclusivos

Já entre os demais projetos de 2019, destacam-se ideias que visam promover a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), como um sistema inovador para uma aluna com paraplegia estudar e um balanço adaptado às necessidades especiais de um cadeirante. A primeira iniciativa foi criada para Sara de Assumpção, de 25 anos, pelos próprios colegas do curso de Logística, da unidade Firjan SENAI Jacarepaguá. E o balanço adaptado foi idealizado por instrutores e 12 alunos do curso técnico de Mecânica da Firjan SENAI Barra Mansa. A iniciativa fez parte do “Circuito SIS – SENAI, Indústria e Sociedade”, que oferece melhorias à comunidade por meio do desenvolvimento das competências técnicas aprendidas em sala de aula. Também no âmbito do Circuito, instrutores e alunos da Firjan SENAI Nova Friburgo atuaram implementando melhorias em um andador, destinado a crianças com necessidades especiais, barateando em quase 1.300% o valor do produto.

 

Espa_o Sara foto Edmilson Motta.JPG
Espaço de estudo foi criado para a estudante Sara pelos colegas. | Foto: Edmilson Motta

 

 

Mas qual o segredo para tanta criatividade? Trata-se da proposta de formação baseada em projetos, que permite ampliar as interações envolvendo aluno, escola, empresa e sociedade. “Além disso, as situações inusitadas e imprevisíveis aguçam a inovação no processo educacional, desencadeando projetos integradores interdisciplinares, muitas vezes com aplicabilidade direta”, ressalta Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI. Fazem parte desse elo os nove FabLabs da rede, especializados em prototipagem e fabricação digital. O último a ser inaugurado foi o de Jacarepaguá, em março; e outros ainda serão abertos futuramente.

NÚMEROS DA FIRJAN SENAI 2019 (até outubro)

76.397 matrículas
527 títulos de cursos ofertados
1.321 empresas atendidas 
38.771 vagas gratuitas 
+ 42% de vagas gratuitas em relação a 2018

Destaques na WordSkills

. Maior competição de educação profissional do mundo, realizada em 2019 na cidade de Kazan, na Rússia
. 3º lugar categoria Soldagem – Ralph Crespo, aluno da Firjan SENAI de Campos dos Goytacazes
. 9º LUGAR categoria Joalheria – Victor Ribeiro, aluno da Firjan SENAI Maracanã
Vagas gratuitas na Firjan SESI

Nas escolas Firjan SESI, a grande novidade foi o anúncio da abertura de 1.360 vagas gratuitas para o programa de Ensino Médio com curso técnico da Firjan SENAI. As aulas começarão em 2020. O processo seletivo, destinado a jovens de baixa renda, prioriza dependentes de industriários ou ex-industriários, além dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da instituição e, complementarmente, à comunidade em geral. Com isso, o Ensino Médio da rede passa a ser oferecido somente de maneira concomitante com o curso técnico, trazendo uma proposta inovadora, que busca investir na formação de jovens com perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico.

Leia mais reportagens da Carta da Indústria.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida