
Acima, representantes da Firjan SENAI Nova Iguaçu, da Firjan SESI, da Firjan Caxias e Região e da LubrizolFoto: Divulgação
O objetivo da proposta é a inclusão social de mulheres no mercado, de forma qualificada, buscando o desenvolvimento de habilidades sociais e competências técnicas por meio da formação profissional e de temas relacionados à formação cidadã. O curso Assistente de Produção Industrial - Lubrizol foi formatado pela Firjan SESI, com a contribuição da Divisão de Projetos Integrados em Responsabilidade Social (DPIRS), e pela Firjan SENAI Nova Iguaçu. “Estamos felizes por esta parceria com a Lubrizol. O olhar para a inclusão e para a diversidade é muito importante tanto para as empresas como para a sociedade como um todo”, afirma Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região.
Para participar do Projeto LuZ, é preciso ter o ensino fundamental completo. O programa é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos e moradoras da Baixada Fluminense. Ao final da formação, as alunas estarão aptas a realizar o recebimento, expedição e armazenamento de mercadorias e produtos; monitorar o processo de produção industrial; realizar controle de produção e planejamento em conformidade com normas e procedimentos técnicos. Serão oferecidas 15 vagas com 240 horas de formação.
“A diversidade é um tema bastante discutido, principalmente por conta do movimento do ESG, que está trazendo mudanças em muitas corporações. Nós, porém, percebemos que esse movimento é lento e ainda há barreiras que precisam ser quebradas com mais agilidade, especialmente quando falamos da inclusão de mulheres em ambientes profissionais majoritariamente masculinos. Faltam oportunidades de capacitação e contratação, por isso, essa parceria com a Firjan é um grande passo para oferecer às mulheres - cis ou transgênero- que vivem em comunidades, capacitação para ocuparem cargos no mercado de trabalho em condição de igualdade com os homens. Essa é uma preocupação da Lubrizol desde a fundação. Sempre atuamos para promover inclusão e equidade para pessoas que vivem à margem da sociedade”, afirma Wagner Sá, presidente da Lubrizol Brasil.
As inscrições do curso Assistente de Produção Industrial – Lubrizol, em formato presencial, serão abertas em breve.