
Patrícia Daldegan (Firjan Norte), Ivana Licurgo (Firjan SENAI), Eliane Azevedo (Firjan SENAI Campos), Wladimir Garotinho (prefeito), Francisco Roberto (presidente Firjan Norte), Tassiana Oliveira (primeira-dama) e Jefferson Manhães (IFF)Foto: Divulgação / Cesar Ferreira
Ao lado do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e diversas autoridades, o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, esteve, em 21/9, na inauguração na 6ª Feira de Oportunidades de Campos, o maior evento de estágios e empregos do interior do Rio. A Firjan é uma das realizadoras da feira ao lado do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Prefeitura de Campos, Faetec e Sest/Senat. Entre as grandes empresas participantes desta edição estão Petrobras, Ambev, Andrade Gutierrez, Porto do Açu, BPort, Dome e diversas outras.
Após uma breve cerimônia, Wladimir Garotinho e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e presidente do Fidesc, Jefferson Manhães, visitaram o estande da Firjan SENAI, onde utilizaram um simulador de soldagem, disponibilizado ao público. O equipamento simula virtualmente um processo de solda, o que permite aos estudantes adquirirem maior prática sem riscos e sem desperdício de materiais.
“Esta é uma das maiores feiras já realizadas, com a participação de grandes empresas que tanto contribuem com o desenvolvimento socioeconômico da região. E em seus 75 anos de fundação, a Firjan SENAI Campos traz um estande repleto de informações e maquinários que atraem estudantes e jovens trabalhadores, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho”, disse o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira.
 |
Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho testa o simulador de soldagem da Firjan SENAI. À direita dele na foto, o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira. Crédito: Divulgação |
O prefeito Wladimir reiterou o apoio da prefeitura ao evento, e lembrou que a Feira passada recebeu 6.500 currículos que resultaram em 500 empregos diretos. “Temos aqui mais de 50 empresas e instituições comprometidas com a empregabilidade. Sei da importância da realização dessa Feira para oportunidade de estágio para alunos formandos e oportunidade de emprego para aqueles que já se formaram", disse.
Participaram da abertura o gerente-geral da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos, Alex Murteira Celem, e diversas autoridades de Campos e região. Além do simulador de solda, a Firjan SENAI apresenta também o funcionamento de um sistema de energia fotovoltaica, no qual uma lâmpada gera energia para o funcionamento de outra, e pela qual é possível acompanhar todo o processo de geração e conversão de forma instantânea. A instituição participa ainda com duas palestras: “Os novos avanços da Mecânica associados a Manufatura Aditiva Palestra”, com Carlos Eduardo Altoé Alberico, com o instrutor de Mecânica e Elétrica na Firjan SENAI Campos; e “Os avanços da Eletrotécnica nos segmentos industriais”, com a instrutora da Firjan SENAI Campos, Alanda Gomes Nogueira.
“Esta é uma oportunidade única de estarmos ainda mais próximos de estudantes, jovens trabalhadores e empresas, muitas das quais são nossas parceiras em prol ad melhoria da qualificação profissional. A quantidade e o interesse do público nos chamam a atenção e orgulham a nossa região”, disse Eliane Azevedo, gerente operacional da Firjan SENAI SESI Campos.
Entre os cursos disponibilizados na unidade que estão sendo oferecidos na feira estão: “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos” e de “Pintor Industrial – Rolo e Trincha” – ambos de qualificação; os de “Treinamento em ROV - Veículo Operado Remotamente”, “Montagem em Drywall” e “Montagem de Sistema Ligth Steel Frame (LSF)” – todos de aperfeiçoamento. Além de cursos técnicos no formato híbrido (dois dias presenciais e três on-line): “Técnico em Mecânica” e “Técnico em Eletrotécnica”.
A programação conta com palestras, mesas-redondas e oficinas, além estandes de 60 empresas e instituições que estão divulgando suas atividades, ofertas de estágio e emprego, bem como orientando e auxiliando estudantes e profissionais que buscam se qualificar ou se reposicionar no mundo do trabalho. Entre as temáticas a serem abordadas ao longo dos dois dias pelos palestrantes, estão: inteligência de dados e inovação, carreiras, ecossistema de inovação, hidrogênio, energia nuclear, postura profissional, setor de aviação. As atividades são gratuitas, e aqueles que desejarem receber certificado devem fazer a inscrição no site oficial da Feira.
Jefferson Manhães agradeceu pela parceria das instituições presentes. "Aqui na Feira, as empresas, com as oportunidades de estágios e de empregos, são o centro das atenções dos jovens, mas é preciso destacar a importância das instituições que contribuem para que esse evento tão importante seja realizado", disse.
A feira é realizada no Instituto Federal Fluminense (Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes/RJ). Ela conta com os seguintes apoiadores: Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Águas do Paraíba, Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT - RJ), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Incubadora de Base Tecnológica (TEC Campos), Fundação Pró-IFF, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea - RJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicoob Fluminense, Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/NF), Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Forte Telecom e TsT Group.
Fazem parte do Fidesc o Instituto Federal Fluminense (IFF); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universo; Estácio de Sá; Candido Mendes; Isecensa; Faculdade de Medicina de Campos e Centro Universitário Fluminense (Uniflu).