Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade / Economia/ Infraestrutura

Firjan SENAI lança as Rotas Tecnológicas 2021-2025 - Química e Meio Ambiente

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 27/04/21 16:51  -  Atualizado em  28/04/21 15:31

Para preparar os Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e de Inovação (ISI) considerando os sinais do futuro e melhor atender às demandas das empresas, a Firjan lançou, em 26/4, as Rotas Tecnológicas 2021-2025 − Química e Meio Ambiente. “Ouvimos o mercado e nossos pesquisadores e analisamos as tendências para definir quais as tecnologias serão usadas nos Institutos SENAI”, explica Carla Giordano, gerente de Gestão Tecnológica da federação.

O mapeamento é um método de planejamento e gestão, adotado desde 2008. O resultado é um portfólio de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I) e serviços de tecnologia, que contribuem para um ambiente cada vez mais favorável às tendências de futuro. “O mapa e pode ser modificado de acordo com as dinâmicas do mercado. Isso ocorreu durante a pandemia. Nós desenvolvemos soluções de forma ágil, porque a capacidade tecnológica estava acumulada”, salienta Carla.

Um dos exemplos foi o laboratório para testes de Covid-19. “Em abril de 2020, iniciamos os testes PCR rapidamente, como parte do conjunto de ações para o enfrentamento da pandemia no setor industrial, contidas no Programa Resiliência Produtiva Firjan. Isso foi possível por conta do levantamento realizado pelas Rotas Tecnológicas 2021-2025, que apontou o tema biologia molecular como um direcionador para nossas ações. A partir daí foi estabelecer a parceria com a UFRJ para a transferência de conhecimento, montar a infraestrutura, adquirir os insumos e iniciar o atendimento em tempo recorde”, exemplifica Paulo Roberto Furio, gerente dos Institutos de Tecnologia e de Inovação da Firjan.

Para antecipar visões e caminhos, o processo conta com forte envolvimento dos colaboradores, que participam da método de technology roadmapping e da abordagem pelo design thinking, adaptados à necessidade dos ISTs e ISIs. Uma das entregas foi o e-book Série Visões Tecnológicas Química e Meio Ambiente.

Já a Plataforma Interativa apresenta as escolhas e as apostas tecnológicas, bem como a visão global das respectivas tecnologias e plataformas de Química e Meio Ambiente, para o usuário ter uma experiência mais participativa no planejamento 2021-2025. A Firjan SENAI trabalha com três grandes áreas do conhecimento tecnológico – Química, Materiais e Tecnologias Digitais.

Acesse a Plataforma Interativa de Química e Meio Ambiente aqui

O que vem por aí:
• Rotas Tecnológicas de Materiais
• Rotas Tecnológicas de Tecnologias Digitais

Relembre:
Firjan SENAI lança primeira publicação da série Visões Tecnológicas sobre Química e Meio Ambiente

Rotas Tecnológicas: Planejamento 2015-2020

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida