
Ricardo Guadagnin, Alexandre dos Reis e Juliana BenícioFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Firjan SENAI e prefeitura de Niterói assinaram acordo de cooperação técnica na quarta-feira, dia 16/7. A parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói tem como objetivo fortalecer a formação de profissionais nas áreas de tecnologia, especialmente em eletrônica e tecnologia da informação. O ensino gratuito será realizado em seis regiões do município, utilizando equipamentos, laboratórios e infraestrutura específicos para as aulas.
“Com grande alegria, a Firjan SENAI assina este acordo com a prefeitura de Niterói para oferecer esses cursos de formação, com cooperação técnica e foco em tecnologia. Além de gratuitos para os alunos, esses cursos têm o compromisso de beneficiar principalmente jovens em situação de vulnerabilidade”, destacou Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste Fluminense.
O acordo prevê a oferta de 14 cursos profissionalizantes, nas áreas de iniciação em elétrica e automação residencial, redes sociais, robótica e tecnologia da informação. Ao todo, serão oferecidas 3.360 vagas, com total estimado de 362.880 horas-aula. “Atualmente, o município carece de cursos técnicos qualificados, com metodologia adequada e material didático para o aprendizado. Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de mão de obra especializada para o setor industrial local”, avalia Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, que assinou o acordo junto com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana Benício.
“É fundamental a gente inserir na política de inclusão digital de Niterói a qualidade da marca da Firjan. A Firjan SENAI faz isso muito bem. Tem cursos profissionalizantes de muito impacto, então a gente trazer para Niterói essa chancela com a certificação da Firjan é fundamental para o êxito do programa”, afirmou Juliana.
A iniciativa é vista como uma estratégia importante para atender às demandas de áreas carentes na cidade, promovendo inclusão social e impulsionando a economia local. A primeira fase será iniciada de forma piloto, com a expectativa de expandir posteriormente para outras regiões, consolidando uma política de formação técnica e social para Niterói.
“Essa ação é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade, pois além de fortalecer a indústria local, faz parte de uma política social voltada à capacitação e inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho”, ressalta Alexandre dos Reis. Ele acrescenta que a iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal em promover inovação, tecnologia e educação como pilares do crescimento econômico e social da região.
Entre as seis regiões do município de Niterói que receberão os cursos estão: Ilha de Conceição (Região Centro); Arena 44 (Ititioca); Morro do Céu (Caramujo); Morro do Estado (Ingá); CIEP Maria Portugal (Baldeador); e IBESVA - Instituto de Beneficência Somos Valentes (Região Centro).