
Diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, enfatizou o propósito de formação profissional do projetoFoto: Divulgação | Firjan
A Firjan SENAI Niterói e a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) realizaram, nesta terça-feira (18/11), a aula inaugural da primeira unidade da Casa Smart, na Ponta da Areia, na Comunidade da Penha, para a oferta de cursos profissionalizantes na área da Tecnologia. A iniciativa faz parte de Acordo de Cooperação Técnica, que prevê ainda a abertura de outros cinco espaços, distribuídos em diferentes regiões de Niterói, para a abertura de 3.360 vagas, em 14 títulos distintos.
A partir da primeira Casa Smart, instalada em uma região historicamente marcada pela atividade naval e offshore, a proposta é impulsionar a qualificação e geração de emprego. “O projeto é focado no novo mercado de trabalho, voltado para a qualificação profissional para o ambiente da automação e da tecnologia. Essa iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Niterói, segue o propósito de gerar oportunidades através da formação profissional”, destacou Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, que durante a cerimônia de inauguração falou aos novos alunos da unidade instalada na comunidade. A proposta é ocupar o território, levando os cursos profissionalizantes para perto da população.

Espaço oferecerá oportunidades de formação profissional em áreas da Tecnologia
O programa visa oferecer qualificação profissional para jovens e adultos em vulnerabilidade social. Em cada Casa Smart serão abertas 560 vagas, distribuídas em 28 turmas, que irão preparar profissionais para atuarem nas áreas de Elétrica e Automação Residencial, Redes Sociais, Robótica e Tecnologia da Informação.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana Benício, destacou o potencial de inclusão do projeto. “O mundo está mudando muito e se prepararmos as pessoas, vamos ter um mundo de inclusão. É isso que estamos fazendo aqui, estamos ocupando os territórios, indo para as comunidades para dar educação de altíssima qualidade. Isso é dar futuro e essa parceria com a Firjan SENAI é fundamental”, enfatizou.
Entre os cursos que serão ofertados estão o de Fundamentos de Eletricidade, Automação Residencial com Relés Finder, Alexa, Assistente Virtual (Alexa, Siri, Google Assistente e Cortana), Assistente de Marketing Digital, Desenvolvedor de Conteúdo para o Youtube, Inteligência Artificial para Jogos Digitais, Criação de Vídeos para Mídias Sociais, Pilotagem de Drone para Audiovisual, Deep Learning para Robótica com Inteligência Artificial, Iniciação à Robótica, Operador de Computador, Programador Front-End, Programador Back-End e Desenvolvedor de Aplicativo.
A moradora da Comunidade da Penha, Carla Bittencourt, de 40 anos, é uma das alunas da Casa Smart. Atualmente desempregada, viu no projeto a oportunidade de se atualizar e se preparar para o novo mercado de trabalho. “Para a comunidade, esse projeto é muito importante, pois muitas das vezes não temos acesso a cursos como esse. A minha expectativa é estar mais preparada para esse mercado de trabalho”, comentou.
Além da unidade de Ponta da Areia, o projeto, com vigência de 36 meses, será levado ainda para outras localidades, como Ilha da Conceição, Baldeador, Vila Ipiranga, Morro do Estado e Centro da cidade.