Cerca de mil técnicos recém-contratados pela Petrobras começaram um programa de formação em escolas Senai nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio Grande do Sul. No Rio, as aulas são ministradas na Firjan SENAI Tijuca, com práticas na Firjan SENAI Benfica, responsável pela coordenação do programa. “Esta é uma parceria de longa data, que reforça o nosso compromisso com o ensino de qualidade e a consolidação da confiança mútua das duas instituições”, diz Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Firjan.
O conteúdo programático e a carga horária dos cursos foram construídos por especialistas da Petrobras e do Senai. “A Firjan SENAI sempre atua num formato muito flexível e modularizado, dentro de princípios metodológicos próprios, conforme a concepção da formação profissional. Nesse projeto, modelado de acordo com as necessidades dos colaboradores da Petrobras, que, nessa parceria, reconhece a excelência profissional dos alunos formados pela Firjan SENAI, há a customização de uma trilha profissional voltada para as principais competências necessárias no desempenho das atividades na Petrobras”, acredita Carlos Magno Lucas do Nascimento, gerente geral de negócios da Firjan SENAI SESI.
Nas unidades cariocas, os cursos de formação reúnem 305 colaboradores da Petrobras em turmas de Operação para Exploração & Produção, Refino, Gás e Energia, Operação de Lastro, Manutenção Elétrica, Inspeção de Equipamentos e Instalações e Segurança do Trabalho.