
Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres Firjan.Foto: Paula Johas
A Firjan participou, nesta terça-feira (26/08), do evento em comemoração ao Dia da Igualdade de Gênero, realizado no Palácio Guanabara e promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Na ocasião, foi lançada a terceira edição do Selo Empresa Amiga da Mulher, que reconhece empresas comprometidas com a valorização feminina no ambiente de trabalho. Desde a primeira edição, 96 empresas fluminenses já foram certificadas e a federação foi uma delas. "O Selo Empresa Amiga da Mulher é uma iniciativa fundamental para avançarmos nessa pauta, fortalecendo e dando visibilidade às ações que fazem a diferença", afirmou Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan.
Carla, também diretora da federação, participou da programação com uma reflexão sobre os avanços e desafios da equidade de gênero, além de apresentar o Programa Mulheres na Liderança, iniciativa institucional que visa ampliar a presença feminina em cargos de decisão na indústria. Com encontros voltados ao desenvolvimento de competências comportamentais, o programa já conta com grande adesão e tem 80% do valor subsidiado pela Firjan. “A igualdade de gênero precisa ser compreendida como uma agenda estratégica de desenvolvimento, com impacto direto na inovação, na produtividade e na sustentabilidade das empresas”, afirmou.
O evento reforçou a importância da articulação entre setor público e privado para a construção de um mercado mais justo, diverso e com igualdade de oportunidades para todas as mulheres.