<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Firjan se reúne com parlamentares em busca de soluções para o setor elétrico do Rio e do Brasil

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 29/05/2026 14:23  -  Atualizado em  29/05/2026 14:27

Representantes da Firjan estiveram esta semana no Congresso Nacional para apresentar reivindicações fundamentais para a modernização do setor elétrico e a manutenção da competitividade industrial. No último dia 27/5, foram realizadas reuniões para abordar assuntos como transparência, racionalidade, sustentabilidade e melhorias no desenvolvimento do setor elétrico nacional. 

O 1º vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Conselho de Energia Elétrica da federação, Antônio Carlos Vilela, liderou a apresentação das propostas e entregou aos deputados federais Joaquim Passarinho (PL-PA) e Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), ambos integrantes da Comissão de Minas e Energia da Câmara, as propostas e reivindicações da indústria fluminense. “O setor elétrico brasileiro passa por uma transformação profunda e precisamos garantir que esse processo aconteça com equilíbrio, previsibilidade e sustentabilidade econômica. A Firjan tem compromisso permanente com a competitividade da indústria e seguirá contribuindo tecnicamente para o aperfeiçoamento estrutural do setor elétrico”, destacou o empresário.

A primeira reunião da agenda foi com o presidente da Comissão, Joaquim Passarinho, relator do PL 2.569/2025, que propõe que o Tesouro Nacional seja o único responsável por custear políticas públicas da CDE que não tenham relação com o setor elétrico. Para a federação, o projeto representa uma oportunidade para racionalizar o modelo de financiamento do fundo e reduzir distorções tarifárias.

O parlamentar se comprometeu a atuar pelo avanço dos projetos que contribuem para a modernização do setor elétrico e se mostrou alinhado às propostas defendidas pela Firjan. A importância do diálogo técnico com o setor produtivo para a tomada de decisões referentes ao setor elétrico também foi defendida pelo deputado.
Na segunda reunião, com o deputado Aureo Ribeiro, foi solicitado apoio ao avanço do PL 446/2024, por entender que o projeto contribui para o desenvolvimento econômico e industrial. 

A Firjan também reforçou a necessidade de melhorias estruturais no setor elétrico com foco em maior transparência regulatória, sustentabilidade econômica e previsibilidade para os investimentos. As medidas são consideradas imprescindíveis para a redução de distorções e a ampliação da segurança energética.

Foram debatidos ainda os impactos da desindustrialização fluminense e a importância da implementação de políticas capazes de estimular novos aportes de capital produtivo e de aumentar a competitividade do estado. Aureo Ribeiro reconheceu a importância das reivindicações apresentadas e se mostrou alinhado com as propostas da Firjan.
Os encontros técnicos em Brasília fazem parte da ação permanente da Firjan para uma reforma estrutural do setor elétrico brasileiro baseada em racionalidade econômica, segurança jurídica, modicidade tarifária e modernização regulatória.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida
 
 

Utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.