
Foto: Vinícius Magalhães | Firjan
O subsecretário de estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Cel. Maurílio Nunes, participou de reunião da Diretoria Firjan/CIRJ na segunda-feira, 10/11. Liderado pelo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o encontro teve o objetivo de apresentar aos empresários as perspectivas do Poder Executivo no âmbito da segurança pública do estado.
Coronel Nunes destacou a importância da parceria das forças de segurança com o setor privado, para que se possa criar um ambiente propício para a geração de emprego e renda. “Essa é uma guerra que não dá para vencer sozinho. Precisamos estar de mãos dadas para caminharmos juntos para uma solução, com ações conectadas”, analisou o subsecretário, revelando que há um planejamento para ser apresentado ao STF ainda neste ano.
O projeto do governo do estado está sendo preparado com a contribuição de todas as secretarias e será divido por eixos temáticos: segurança pública e justiça; econômico; social; infraestrutura; e governança e sustentabilidade. O objetivo é ter solidez e programação de futuro, recuperando a confiança no estado para garantir estabilidade para o ambiente empresarial e permitir investimentos.
O presidente da Firjan ressaltou a preocupação nessa questão citando uma pesquisa da federação que aponta que dois em cada três empresários fluminenses tem suas decisões de investimentos afetadas pelas condições de segurança pública do estado. “Esse é um pilar fundamental para o desenvolvimento e, por isso, temos uma atuação constante no tema. Instituímos um Grupo de Trabalho sobre roubo de cargas na Baixada Fluminense e já produzimos dados sobre o impacto econômico do mercado ilegal, entre outras ações”, destaca Luiz Césio Caetano.
O diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, apresentou ao subsecretário o programa SESI Cidadania. Lançada em 2010, a iniciativa leva a 34 localidades ações sociais para cerca de 8 mil pessoas em vulnerabilidade por mês. O presidente da Firjan disse que essa é uma parceria com o poder público para a construção de um estado mais seguro e reforça o posicionamento estratégico da instituição de resiliência e persistência.
Entre os empresários participantes da reunião estavam Carlos Erane de Aguiar e Henrique Nora Jr, 1º e 2º vice-presidentes da Firjan; e Isadora Landau Remy e Antônio Carlos Vilela, 1ª e 2º vice-presidentes da Firjan CIRJ.