Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia

Firjan recebe Rodrigo Maia para debater pleitos prioritários da indústria

Maia recebeu documentos com os pleitos prioritários da indústria, entregues por presidentes dos Conselhos Empresariais da Firjan

Maia recebeu documentos com os pleitos prioritários da indústria, entregues por presidentes dos Conselhos Empresariais da FirjanFoto: Paula Johas

10/02/20 12:51  -  Atualizado em  10/02/20 12:55

A Firjan recebeu, nesta segunda-feira (10/02), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para encontro com empresários. O objetivo foi debater a importância da conclusão das reformas estruturais para retomada da economia brasileira. Durante a ocasião, pleitos prioritários da indústria referentes a infraestrutura, trabalho, economia, saneamento básico e questões tributárias foram entregues a Maia por presidentes dos Conselhos Empresariais da federação.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, ressaltou como principal conquista de 2019 a aprovação da reforma previdenciária e elencou alguns pontos de preocupação da indústria fluminense para 2020. “Consideramos fundamental a aprovação da reforma tributária, incluindo estados e municípios. Outras três prioridades estão no tema da despesa pública, na arrumação do estado brasileiro e de seus gastos. Estão nesta conta enfrentar a questão do pacto federativo, fazer a reforma administrativa e completar a da Previdência para estados e municípios. Os desafios estão dados, e temos uma janela de oportunidades para resolvê-los”, frisou.

O deputado Rodrigo Maia se comprometeu a concentrar esforços na aprovação da reforma tributária. “Esperamos vê-la aprovada na Câmara nos primeiros cinco meses do ano, junto com a reforma administrativa. É preciso criar um novo sistema tributário; este é o único caminho para o crescimento sustentável do país. A reforma vai gerar receita, empregos e atrair investidores”, salientou.

Maia também falou sobre a importância da abertura econômica. “Precisamos aumentar a nossa concorrência, cobrando do setor produtivo maior produtividade, qualidade e melhores preços. Mas isso tudo só será possível após a conclusão das reformas estruturais”, analisou.

Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente; Celso Dantas, presidente do Conselho Trabalhista e Sindical; Mauro Viegas, presidente do Conselho de Infraestrutura; Sérgio Duarte, presidente do Conselho de Economia e vice-presidente da Firjan; e Sergei Lima, presidente do Conselho de Assuntos Tributários foram responsáveis por entregar os documentos a Maia.   

Além do presidente da Câmara, também estiveram presentes no encontro os deputados federais Hugo Leal, Sargento Gurgel, Vinícius Farah e Christino Áureo; a deputada estadual Martha Rocha; o secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho; e o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida