2º Fórum Rio Empreendedor é realizado na sede da Associação Comercial do Rio de JaneiroFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Transformação digital, inovação, educação, habitação, transporte e segurança - temas debatidos no 2º Fórum Rio Empreendedor - foram destacados pelo 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, durante a abertura do evento, nesta quarta-feira, dia 4.
“São temas que estão diretamente ligados não apenas ao ambiente de negócios, mas também ao dia a dia das pessoas”, ressaltou Caetano, que, além de participar da abertura, moderou o painel “O Rio de Janeiro como Cluster do Ecossistema Digital 4.0 e 5.0”.
O Fórum acontece até sexta-feira, dia 5, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), que realiza o evento para celebrar seus 215 anos e prestar tributo a Irineu Evangelista de Souza, barão e depois visconde de Mauá. O presidente da Associação, Josier Vilar, também falou sobre a importância do evento e dos temas debatidos.
“Estaremos discutindo essa questão do empreendedorismo do Rio de Janeiro para que possamos transformá-lo em um ambiente seguro e atrativo para se viver, para se trabalhar, para se empreender, para se investir e para se visitar”, pontuou Vilar, acrescentando a importância do protagonismo da ACRJ.
Também participou da abertura do evento, que conta com o apoio da Firjan, o secretário de Estado da Casa Civil do Rio de janeiro, Nicola Miccione, que destacou estudos da federação que apontam o desempenho da economia do estado do Rio, entre eles o “Rio de Janeiro: Resultados para o PIB”.
Além dele, estavam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Figueira; o presidente do Conselho do Sebrae Rio e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Robson Carneiro; e Ruy Barreto Filho, da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Representando a Firjan no evento, também estavam presidentes de seus Conselhos Empresariais de Mulheres, de Infraestrutura e Trabalhista e Sindical, Carla Pinheiro, Mauro Viegas Filho e Luiz Carlos Renaux, respectivamente.