
Roberto Leverone (de pé) destacou a relevância da empresa para o desenvolvimento socioeconômicoFoto: Divulgação
A Firjan acompanhou o lançamento do projeto de expansão das atividades da Safran Helicopter Engines Brasil, em Xerém, realizado nesta terça-feira (1/7). A maior fabricante mundial de turbinas para helicópteros, que está desde 1977 em Duque de Caxias, sendo a única dedicada exclusivamente a esse mercado, anunciou o projeto de modernização, chamado TOPO, que vai ampliar a atuação industrial na região. O presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, representou o presidente Luiz Césio Caetano no evento e destacou a relevância da empresa para o desenvolvimento socioeconômico.
“Esse é mais um importante passo da trajetória da Safran, que há décadas gera oportunidades e contribui para o desenvolvimento da Baixada Fluminense. Ao longo desses quase 50 anos, instalada aqui em Xerém, essa empresa faz a diferença para a economia do nosso país, com investimento, geração de emprego e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Leverone, que foi recebido pelo CEO da Safran Helicopter Engines, Jean Michel Tomas. O CEO do grupo Safran, Mathieu Albert, também participou da solenidade.
Durante o evento, o presidente regional da federação enfatizou a parceria da Firjan com a empresa, visando ações para a melhoria do ambiente de negócio na região. “A Firjan tem grande satisfação em atuar em parceria, contribuindo para a ampliação da oferta de mão de obra qualificada, formando profissionais capacitados para atuar nesse setor, por meio da Firjan SENAI”, ressaltou durante a abertura do evento, acompanhado de Rodrigo Santiago, presidente do Conselho de Relações Internacionais.
Com o novo projeto, a empresa prevê a ampliar sua estrutura, criar um terceiro banco de testes para motores e um novo centro de treinamento para a qualificação na manutenção de todos os operadores da região América Latina. Ao anunciar o investimento, a empresa, que é associada à Firjan, enfatizou o foco na tecnologia sem deixar de lado a atuação na região de forma sustentável, eficiente e responsável.
A iniciativa possibilitará uma redução de mais de 50% nas emissões de carbono, utilizando combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) para os testes de motores, além de gerar mais de 50% do consumo energético do site por meio de painéis solares. Com a iniciativa, a Safran prevê a geração de novas oportunidades de trabalho na região.
A Safran Helicopter Engines, que faz parte do grupo internacional Safran, colabora com os maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Presente globalmente, possui uma rede eficiente de suporte composta por 11 subsidiárias no mundo todo. Em 2025, um em cada dois helicópteros no Brasil é propulsionado por um motor Safran.