Com a presença do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e do presidente em exercício da federação, Luiz Césio Caetano, a Representação Regional Norte Fluminense se reuniu nesta quinta-feira (1/12) em Campos para o encontro de encerramento do ano de 2022. Ao lado do presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, os empresários traçaram as prioridades para 2023 e relembraram importantes contribuições da federação pela região, como workshops para desenvolver fornecedores locais no Porto do Açu.
“Este ano promovemos uma série de eventos de estímulo à inovação, ações ao lado do Porto do Açu e por melhorias de infraestrutura, o grande gargalo da região. Nosso trabalho em prol do desenvolvimento regional nunca vai terminar, mas é sempre satisfatório chegarmos ao fim de cada ano e vermos o quanto avançamos, para assim podermos continuar caminhando juntos por objetivos em comum”, disse Francisco Roberto, que solicitou a Eduardo Eugenio apoio para que a Estrada do Contorno de Campos seja prioridade no novo edital da BR-101.
O presidente da Firjan afirmou que levará a questão a uma reunião com o governo reeleito, Cláudio Castro, e seus secretários, ainda neste mês.
“Estamos juntos para perseguir o desenvolvimento do Rio e do Norte Fluminense. Esta região pode se tornar uma das mais ricas do estado e do país, e para isso é fundamental destravar obras de infraestrutura. O futuro das transações de mercadorias passa por aqui. O mundo está nos vendo", disse Eduardo Eugenio, lembrando ainda de um encontro com investidores japoneses em que falou do potencial do Porto do Açu e do Rio para transportar grãos e fertilizantes.
Já Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, incentivou os conselheiros a ajudarem a construir uma Firjan cada vez mais relevante e inovadora. “Para isso, precisamos ouvir as críticas construtivas de vocês. É preciso conversar e conhecer as angústias e dores dos empresários para juntos pensarmos em um plano que possa ajudá-los a solucionar os problemas", afirmou Caetano, destacando sua ligação com Campos, cidade onde nasceu e mantém laços.
O vice-presidente da Firjan Norte Fluminense, Thieres Rodrigues, afirmou que “A Firjan é forte e bem dirigida”. Wanderson Primo, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, lembrou as ações realizadas ao lado da Firjan para estimular novos fornecedores locais, e destacou o potencial de geração de energia eólica offshore da região. E Lucas Vieira, presidente da Associação Industrial da Codin, comemorou a atuação da federação em relação aos distritos industriais já existentes, chamando a atenção do governo estadual para a importância do investimento nesses locais.
 |
Crédito: Vinícius Magalhães |
Balanço de 2022
O ano começou com a vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Porto do Açu. Na ocasião, os responsáveis pelo empreendimento anunciaram que vão assumir a construção do braço ferroviário ligando o Açu à linha férrea do Espírito Santo (e, consequentemente, ao Centro Oeste do país). A obra é um dos principais pleitos defendidos pela federação, capaz de atrair novas indústrias e estimular, por exemplo, o agronegócio fluminense. Outra importante defesa de interesse foi a manutenção dos voos diretos de Campos e Macaé para o Rio de Janeiro.
Ainda no campo da infraestrutura, a regional realizou dezenas de reuniões sobre o processo de relicitação da BR-101, reunindo deputados federais e representantes da ANTT e da Autopista Fluminense. As reuniões mensais também contaram com a presença de secretários de Desenvolvimento de várias prefeituras da região em torno do atual cenário do mercado de petróleo e gás, a fim de preparem as cidades para os investimentos que estão por vir.
A Regional contribuiu com o empresariado local também na qualificação. O Workshop de Desenvolvimento de Fornecedores Locais, realizado no Porto do Açu, contou com mais de 100 empresas que tiveram a oportunidade de conhecer os responsáveis pelos processos de compra das grandes empresas instaladas no terminal portuário. Outro evento de grande adesão foi a Jornada de Inovação Norte Fluminense, que aconteceu em Campos e Macaé e apresentou casos de sucessos e uma série de palestras que orientaram sobre a importância da inovação. Já na qualificação profissional, a Firjan Norte Fluminense atuou na Feira de Oportunidades, evento tradicional na cidade que reuniu empresas e profissionais de diversos segmentos.
Este ano também marcou o retorno da Medalha “Construtor do Desenvolvimento Regional”, após um hiato provocado pela pandemia. Os homenageados foram os empresários Frederico Paes, presidente da Coagro e vice-prefeito de Campos, e Gonçalo Meirelles, maior produtor de soja do estado do Rio, com base em Macaé – indicado por membros da Comissão.