
Ponte da Integração Deputado João PeixotoFoto: Silvana Rust
A Firjan Norte Fluminense celebra a inauguração da Ponte da Integração Deputado João Peixoto, realizada na terça-feira dia 11/2. Pleito da instituição, a obra era aguardada desde a década de 1980 e é de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social da região Norte Fluminense. Ligação entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, a ponte representa um marco na melhoria da mobilidade regional, ampliando a integração entre os municípios e fortalecendo a logística para os setores produtivos.
Inaugurada pelo governador Cláudio Castro em cerimônica com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, e de prefeitos e autoridades da região, a Ponte da Integração já está liberada para o tráfego de veículos. No entanto, a Firjan segue acompanhando as discussões em torno de seus acessos, em que melhorias são fundamentais para maximizar o impacto positivo da obra.
De acordo com o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, a entrega e liberação da ponte são de grande importância, mas é preciso destacar que ainda são necessários avanços para melhorar a logística e mobilidade na região. “Defendemos há alguns anos a necessidade de garantir a integração plena das principais rotas logísticas e que a conexão seja viabilizada em projeto ágil e acessível, alinhando-se aos interesses do desenvolvimento sustentável. Apesar deste momento importante de entrega da Ponte da Integração, o acesso Norte ainda passa por obras, enquanto o acesso Sul, que a conecta à BR-356, já foi pavimentado”, pontua.
A Ponte da Integração Deputado João Peixoto reduz em 80 km a distância entre os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana e sua conexão com a BR-101 (em Campos dos Goytacazes). Porém, o trecho da RJ-194, que faz a ligação entre a Ponte e o município de Campos, necessita de melhorias, o que também ajudaria a impulsionar o desenvolvimento do Distrito Industrial da Codin, localizado próximo à rodovia estadual.
“A realização de melhorias na RJ-194, especialmente no trecho que liga Campos dos Goytacazes à Ponte da Integração e sua ligação com o Distrito Industrial, se torna urgente e essencial para a infraestrutura da região”, reitera Francisco Roberto, que lembra que este pleito torna-se ainda mais relevante uma vez que a construção do Contorno de Campos está condicionada ao alcance de gatilhos volumétricos na BR-101 e a rodovia estadual pode ser utilizada por veículos pesados que acessam o Porto do Açu, contribuindo com a redução do fluxo na região central de Campos dos Goytacazes.
O desvio, a partir da região de Travessão até a Ponte da Integração Deputado João Peixoto, tem cerca de 38 km e seu traçado com poucas curvas favorece ao tráfego de veículos pesados.