
Firjan Noroeste e poder público discutem futuro do Aeroporto de ItaperunaFoto: Divulgação
Com a participação do superintendente de serviços aeroportuários da Infraero, Rodrigo Otávio de Medeiros, o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, recebeu nesta sexta-feira (5/9), o subsecretário de Desenvolvimento de Itaperuna, Anderson Souza, para uma reunião em que foram debatidas demandas relacionadas à utilização do aeroporto do município.
Pleito da Federação, a reunião contou com interações online, e a participação do responsável pela manutenção do aeroporto, Rômulo Fontenele Cavalcante; do gerente de Relacionamento do Porto do Açu, Wanderson Sousa; do assessor do governo do Estado, Luiz Mário Concebida; do gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, além de representantes da equipe de engenharia da Infraero.
O encontro é mais uma iniciativa relevante para a estruturação e ampliação do aeroporto de Itaperuna que faz parte da Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0, entregue às autoridades municipais, estaduais e federais. Nela constam pleitos considerados imprescindíveis para o desenvolvimento regional integrado da região e do estado.
Hoffmann acredita que esse é um importante passo para o desenvolvimento da região. "O ambiente de negócios na região será muito mais favorável com a melhoria na mobilidade. Não há dúvidas de que esse avanço representará um verdadeiro impulso para o Noroeste Fluminense, abrindo mais uma porta de entrada que vai atrair e facilitar novos investimentos”, destaca o empresário.
Em 2024, foi oficializada a outorga do Aeroporto Ernani do Amaral Peixoto, agora administrado pela Infraero. A medida visava o aumento da malha aeroviária, com expectativa de levar mais negócios para as cidades do entorno, além de voos comerciais para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com o superintendente da Infraero, Rodrigo de Medeiros, o processo de ampliação do terminal necessita de atenção por parte da Prefeitura e instituições, para a atração de investidores. “Entendemos que há muita sinergia, Itaperuna está no caminho para um momento diferente para ter um aeroporto adequado. Para isso, é importante atrair atividades econômicas, alinhar o plano diretor municipal com o plano diretor do aeroporto e ficar atento a questões ambientais”, destacou.
Ainda de acordo com o representante da Infraero, em todo o país, atualmente, “existem cerca de 505 aeroportos públicos, destes, ao menos 150 operam com voos comerciais porque falta infraestrutura e atrativos comerciais nos outros terminais. Adequar o aeroporto e torná-lo atrativo comercialmente é um desafio para a prefeitura”, frisou.
O subsecretário de Desenvolvimento de Itaperuna destacou que o Noroeste Fluminense possui vantagens competitivas marcantes, consolidando-se como corredor logístico para o Porto do Açu, polo de integração entre estados, e com infraestrutura estratégica em expansão. “Diversos atores institucionais já estão engajados no desenvolvimento da região, promovendo a articulação regional, atração de investimentos e integração de políticas públicas” afirmou.
A reivindicação para ampliação do aeroporto de Itaperuna conta com forte articulação da Firjan. O transporte aéreo de cargas é uma oportunidade de desenvolvimento para todo o Noroeste Fluminense tamanho potencial logístico da região. “O aeroporto será um marco para o desenvolvimento da região, que tem proximidade com grandes mercados do Sudeste, incluindo o porto do Açu. Sem contar o potencial para atrair grandes investimentos em setores diversos, da educação à saúde”, destacou Hoffmann.
Em sua apresentação, o gerente da Infraero, Rômulo Fontenelle, destacou que já foram concluídas as obras de melhorias como a do muro ao redor do aeroporto, a fim de impedir a invasão de pessoas e animais. “Itaperuna tem o grande diferencial competitivo de estar ao redor de dezenas de cidades. É possível vislumbrar um enorme potencial de desenvolvimento de diferentes setores. As indústrias em geral poderão agregar valor aos seus produtos para fins de exportação, e a cidade poderá atrair indústrias e investimentos que vão gerar maior desenvolvimento”, disse Rômulo.
Dentre os temas debatidos no encontro também foram destacadas a necessidade de obras de saneamento no município e o controle de loteamento urbano, com plano diretor alinhado às necessidades do aeroporto, principalmente, em relação a construções no entono da unidade.
Localizado a cerca de 3 km do centro de Itaperuna, o aeroporto possui uma pista de pouso e decolagens de 1.200 metros de comprimento e 28 metros de largura.