Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia

Firjan na Marintec 2018: perspectivas para a Indústria Naval

Estande da Firjan apresentou informações do setor

Estande da Firjan apresentou informações do setorFoto: Vinícius Magalhães

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 21/08/18 15:49  -  Atualizado em  21/08/18 18:19

A movimentação no estande da Firjan na 15ª edição da Marintec South America 2018, no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, refletiu o otimismo com a retomada do mercado de Petróleo e Gás (P&G). Realizado entre 14 e 16/08, o evento reuniu armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais.

A Firjan promoveu três palestras durante o evento: "Confiabilidade de processos de soldagem e inspeção através de ferramentas de simulação numérica"; apresentada pelo Instituto de Tecnologia (IST) Solda Firjan SENAI; "Simuladores de Lastro, Estabilidade e Emergências", pelo IST Automação e Simulação Firjan SENAI; e "Ecoeficiência: oportunidades para o setor naval", pelo IST Ambiental Firjan SENAI.

“A Marintec 2018 se diferenciou. Esteve cheia todos os dias, com pessoas passando essa expectativa, o que nos deixa otimistas com relação à retomada”, afirmou Márcio Costa, especialista Técnico de Negócios do IST Automação e Simulação Firjan SENAI.
A procura pelas palestras refletiu o novo momento, após a volta dos leilões de Petróleo & Gás. A palestra de Helber Macedo e Ataíde de Freitas Silva, instrutores da mesma unidade, situada em Benfica, apresentou os equipamentos de última geração do IST Automação e Simulação Firjan SENAI, utilizados em cursos e em treinamentos.

“Com o objetivo de ampliar a segurança em plataformas offshore, os profissionais fazem dezenas de exercícios e discussões, simulando situações de emergência para saber enfrentar problemas como derramamento de óleo no mar e alagamento em sala de bombas”, explicou Macedo. A unidade oferece também o curso de formação de Operador de Lastro, procurado por técnicos da área que querem agregar mais esse conhecimento.

“Para a Firjan, esta edição foi importante ao retornarmos nossa atuação também como expositores e por nos aproximarmos ainda mais dos principais agentes da indústria naval. Nesta oportunidade única, divulgamos nossa atuação através de palestras técnicas dos Institutos de Tecnologia e Inovação Firjan SENAI e de publicações especializadas neste mercado. Tudo isto já alinhado com o novo posicionamento de marca da Firjan”, pontuou Karine Fragoso, Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida