Empresários da Região Leste Fluminense se reuniram na tarde desta terça-feira (8/11) para discutir os resultados econômicos deste ano e as expectativas para 2023, durante a última reunião do Conselho Regional do cronograma anual, realizada pela Firjan. O encontro contou com representantes de empresas de diferentes setores como alimentos, gráfico, metal mecânico, logística, confecção, construção civil, mobiliário e serviços, além de gestores da federação.
“A Região Leste é uma região pilar para o Rio de Janeiro. Neste encontro escutamos os empresários para entender os resultados deste ano e discutir as perspectivas para o ano que vem. Tentamos oferecer aos empresários o suporte necessário que a Firjan sabe conceder”, destacou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que participou do encontro juntamente com o presidente em exercício, Luiz Césio Caetano e o presidente da Firjan Leste Fluminense, Sergio Kunio Yamagata.
As reuniões do Conselho Regional são rotineiras e para o Sergio Kunio Yamagata são de grande importância para que as empresas consigam se posicionar cada vez melhor no mercado. “Conseguimos concluir o nosso ciclo de reuniões anual com importante participação por parte da Firjan e dos empresários. Esperamos que com as análises feitas continuemos a traçar bons caminhos para avançar em resultados positivos para o próximo ano”, pontuou o presidente da Firjan Leste.
O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, ressaltou que a atuação mais próxima com os empresários possibilitou o atendimento das demandas ao longo deste ano. “Pudemos conviver um pouco mais de perto com os empresários e assim trocar mais informações. Tivemos um encontro muito rico, de troca de informações, o que ajuda a entender as necessidades dos setores. Isso permite a Firjan e as instituições que ela administra, traçar as metas para o próximo ano. Essa é a nossa missão”, pontuou Caetano.
Na ocasião, gestores e empresários associados, debateram sobre perspectivas econômicas no cenário nacional e mundial. O gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, ressaltou dados positivos que devem ser considerados no fechamento de 2022, como o crescimento de 2,6% do PIB no primeiro semestre, a menor taxa de desemprego desde 2015, a redução dos preços e o resultado fiscal superior à meta. A proposta foi contribuir para que os empresários possam traçar suas ações para o futuro.
Para o empresário Ricardo Guadagnin, que é vice-presidente do Conselho da Firjan Leste Fluminense, os dados apresentados são de grande importância neste momento em que as empresas estão elaborando o planejamento para 2023. “Em 2022, mesmo com tudo o que enfrentamos, ainda tivemos resultados positivos e desejamos que os números deste ano sejam superados”, destacou o Ricardo, que representa a empresa Garri, do setor mobiliário em Cabo Frio.
Leia também:
Conselho da Firjan Caxias atrai empresários para debater demandas em prol do crescimento da Baixada