<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Firjan IEL promove imersão internacional em Amsterdã para impulsionar setor audiovisual fluminense

Marcelo Pedrazzi (Sicav) e Marcos José Silva (Firjan SENAI), respectivamente, o primeiro e o quarto na imagem

Marcelo Pedrazzi (Sicav) e Marcos José Silva (Firjan SENAI), respectivamente, o primeiro e o quarto na imagemFoto: Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 14/09/2026 10:48  -  Atualizado em  14/09/2026 11:21

Com o objetivo de impulsionar a competitividade e a presença global da indústria criativa fluminense, a Firjan IEL realiza, desde o dia 8/9, uma imersão internacional focada no mercado audiovisual. A iniciativa, que segue até o dia 15 deste mês e é liderada pela Gerência de Negócios Internacionais (GNI), levou uma comitiva brasileira para Amsterdã, nos Países Baixos e tem como ponto alto a participação na International Broadcasting Convention (IBC 2026).

A delegação fluminense é composta pelo vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), Marcelo Pedrazzi, e pelo especialista técnico em audiovisual dos Centros de Referência da Firjan SENAI, Marcos José Silva. “Essa missão internacional é muito importante para o setor audiovisual porque visa falar justamente de um movimento muito grande que nós temos tido nos últimos anos em infraestrutura, equipamentos, tecnologia e inovação. Estamos aqui para poder mergulhar nesse ambiente, ver as últimas novidades, falar sobre inteligência artificial e escutar um pouco do que o mundo está falando”, sublinha Pedrazzi.

A feira atrai anualmente especialistas de mais de 170 países para debater temas centrais do setor, como inteligência artificial, transformação digital, streaming, broadcast e produção de conteúdo. Durante a viagem, a comitiva cumpre uma agenda que une rodadas de negócios, networking global e visitas técnicas a grandes referências do ecossistema europeu.

Na quinta-feira (10/9), a delegação visitou o Eye Filmmuseum, renomado centro europeu dedicado à conservação de acervos e à inovação em cultura digital. “Fomos recebidos pela Anne Gant. Além de mostrar toda a estrutura que eles têm no Eye Filmmuseum, ela falou muito sobre preservação audiovisual, que é um dos pontos-chave em que a Holanda tem se destacado no mundo inteiro. Além disso, destacou o programa que eles têm de educação, que é bastante impressionante”, comenta Pedrazzi.

Um dos pontos altos da IBC 2026 na sexta-feira (11/9) foi a apresentação e o encontro com a equipe da Sony, no início da tarde. Também houve apresentações da Blackmagic Design e da Dolby. 

Nesta segunda-feira (14/9), a delegação fluminense realiza visita ao SAE Institute Amsterdam, instituição focada na formação prática de talentos e metodologias para a produção multimídia. A agenda institucional prevê também uma recepção na Embaixada do Brasil em Haia. O encontro com os diplomatas responsáveis pela promoção comercial brasileira no país busca abrir caminhos para parcerias estratégicas, atração de investimentos e novas oportunidades de cooperação internacional para o mercado fluminense. 

A missão internacional reforça o compromisso da Firjan IEL com a inserção internacional da indústria criativa brasileira, proporcionando acesso a conhecimento de ponta, tecnologias emergentes, boas práticas globais e novas oportunidades de cooperação e negócios. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida
 
 

Utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.