
Carlos Augusto Andrade (Sindgnaisses) e Mauro Varejão (Simagran-Rio)Foto: Divulgação
Conexão com tecnologia e sustentabilidade do segmento de mármores e rochas ornamentais na feira Marmomac, em Verona, na Itália, foi o foco principal da imersão internacional da Firjan IEL, realizada de 20/9 a 27/9.
Os líderes sindicais visitaram a feira internacional de Verona dedicada ao setor de rochas ornamentais, em que percorreram os mais variados estandes, explorando conhecimentos, inovações e tecnologias que moldam o futuro da indústria. Eles também conheceram pedreiras e assistiram a palestras sobre a história do mármore.
“Tudo muito interessante. Vimos materiais brasileiros que nunca saíram de moda e que são cada vez mais usados, como o mármore. Estudamos desde a extração até o beneficiamento. Visitamos empresas que fazem exportação para o Brasil e para o resto do mundo”, avalia Mauro Varejão, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Rochas Afins do Estado do Rio de Janeiro (Simagran-Rio), acrescentando que infelizmente o Brasil não é um grande mercado para os italianos devido à diferença entre dólar, real e euro.
A comitiva fluminense também visitou a Donatoni Macchine, uma empresa renomada por sua tecnologia de ponta em maquinários para o setor de rochas ornamentais. A Donatoni é reconhecida mundialmente por suas fresadoras de ponte, centros de usinagem, linhas de corte de alta produtividade e robôs que elevam o padrão de qualidade na transformação da pedra natural, afirmando a excelência do “Made in Italy”.
A imersão também incluiu uma ida à histórica pedreira de Prun, localizada na província de Verona. Esta pedreira é famosa por sua lasca calcária exclusiva, que se destaca pela resistência a elementos naturais, um legado que data de milhões de anos. Além disso, a programação contemplou reuniões estratégicas com importantes entidades como a Asmave, consórcio de mármores de Verona, e a Organização de Valorização da Pedra Natural e Sustentabilidade, Pietra Naturale Autentica. Essas reuniões visaram discutir práticas sustentáveis e a valorização das pedras naturais, elementos cruciais para o futuro do setor.
Carlos Augusto Andrade, diretor do Sindicato das Indústrias e Extratores de Pedras Gnaisses no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sindgnaisses), definiu sua participação na imersão da Firjan IEL, como uma experiencia inspiradora. “Foi de grande importância conhecer uma empresa tão avançada em tecnologia. A visita na Donatoni nos proporcionou insights valiosos sobre como as inovações estão impactando o nosso setor,” comentou o empresário, argumentando que pôde conhecer a tradição artesanal que envolve a extração desse material, que é aproveitado em diversas aplicações, desde elementos decorativos até estruturas de grande porte.
Nos pavilhões italianos da feira, a delegação teve a oportunidade de se reunir com representantes de empresas renomadas, como Poggi Brothers e Breton. A Poggi Brothers, estabelecida em 1923, tem se destacado na extração e transformação de pedra natural, especialmente o travertino romano, sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade e melhorias operacionais. A Pedrini é uma empresa líder internacional na produção de máquinas e sistemas para processamento de pedras naturais, como mármore e granito.
“Essa imersão foi uma oportunidade incrível não apenas para fortalecer laços comerciais, mas também para discutir as melhores práticas em sustentabilidade e inovação tecnológica. Estamos trazendo um grande aprendizado para aplicar no nosso mercado no Brasil,” concluiu Andrade.
Também foram visitadas duas empresas de extração de mármore travertino, em Roma: a Travertino Morelli e a POGGI Brothers. A primeira atua no setor de pedras há mais de 30 anos por meio de suas pedreiras próprias de travertino romano e seu processamento em blocos, chapas e produtos acabados.
A participação na Marmomac reafirma o compromisso da Firjan IEL e das empresas fluminenses em buscar constantemente inovação e sustentabilidade no setor de rochas ornamentais, preparando o terreno para um futuro mais competitivo e responsável.