Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Firjan IEL e Firjan SESI agora oferecem serviços subsidiados do Sebraetec

Entre os serviços disponíveis através do Sebratec estão os ensaios da norma de desempenho, que, no estado do Rio, são exclusivos da Firjan SENAI

Entre os serviços disponíveis através do Sebratec estão os ensaios da norma de desempenho, que, no estado do Rio, são exclusivos da Firjan SENAIFoto: Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 28/10/20 15:23  -  Atualizado em  28/10/20 15:35

A Firjan IEL e a Firjan SESI agora também fazem parte do pool de fornecedores do Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia), que contribui para que pequenas empresas tenham acesso a uma consultoria tecnológica. A iniciativa do Sebrae disponibiliza serviços em áreas de sustentabilidade, produção e qualidade, entre outros, com subsídio de 70% do preço do trabalho. O objetivo do programa, ainda pouco conhecido, é melhorar processos, produtos e serviços e promover a introdução de inovações e tecnologias nos pequenos negócios.

Para atender a esses propósitos, Firjan IEL e Firjan SESI, ao lado da Firjan SENAI – já atuante no projeto –, possuem um extenso portfólio. Entre as consultorias oferecidas, estão organização e controle de estoque, análise ergonômica do trabalho, avaliação ambiental, controle e melhoria de processos, cerâmica vermelha e norma de desempenho.

Segundo Tami Vivas, coordenadora de Captação de Recursos e Licitações da Firjan, o Sebraetec baseia-se em uma fila de vários fornecedores cadastrados, que passam por um criterioso processo de inscrição e avaliação. São praticados preços de mercado em cada área de conhecimento.

Para exemplificar as possibilidades,Thais Guirau, especialista em Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI, cita a avaliação de produtos cerâmicos, artefatos de concreto e os ensaios da norma de desempenho, que, no estado do Rio, são serviços exclusivos do Laboratório de Construção Civil da Firjan SENAI, em Três Rios. O primeiro serviço já é oferecido há cerca de oito anos, enquanto artefatos e desempenho são atendidos há dois anos, pelo Sebraetec.

A norma de desempenho envolve 281 requisitos técnicos para serem atendidos em uma construção, e o laboratório atende os principais deles, como verificação dos níveis mínimos para acústica, choque térmico, corpo mole, corpo duro e guarda-corpos, entre outros. “Todas as construções precisam desse trabalho, mas nem toda empresa sabe que existe essa linha de fomento. Como os ensaios são técnicos e de valor agregado, a contribuição do Sebraetec pode ser de grande ajuda”, destaca Thais

Waldir dos Santos Júnior, presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de Três Rios e Região (Sindicom-TR), concorda. “Esse programa, voltado para a construção, é vital, porque está permitindo que micro e pequenas empresas tenham condição de fazer todos os procedimentos necessários para ficar dentro da norma”, ressalta.

Entre os que já acessaram o Sebraetec está a Macterra Construções, de Campos dos Goytacazes, para quem o Laboratório da Firjan SENAI realizou ensaio da norma de desempenho em 47 casas de dois pavimentos. Daniela Marinho, engenheira de Produção da empresa, conta que o trabalho gera grande segurança em relação ao produto a ser entregue ao cliente, uma vez que avalia e garante quesitos vitais do empreendimento.

Conheça abaixo a lista dos serviços da Firjan executados por meio do Sebraetec

Firjan IEL
- Organização e Controle de Estoque

Firjan SESI
- Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
- Avaliação Ambiental – Agentes Físicos (Vibração)
- Avaliação Ambiental – Agentes Químicos (Higiene Ocupacional)
- Boas Práticas Higiênico-sanitárias e Cuidados contra COVID-19.
- Laudo de Insalubridade
- Laudo de Periculosidade
- Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT
- PPRA, PCMSO e LTCAT
- Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO)
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Firjan SENAI – Ambiental
- Avaliação de Conformidade – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
- Implantação da norma NBR ISSO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos
- Rotulagem de Alimentos e Informação Nutricional
- Implantação da norma ABNT NBR ISSO 14001 2015 – Sistema de Gestão Ambiental
- Implantação de Avaliação de Impacto Social e Ambiental

Firjan SENAI – Automação
- Desenvolvimento de Produto
- Controle e Melhoria de Processos

Firjan SENAI – Cerâmica Vermelha
- Metrologia
- Ensaios

Firjan SENAI – Solda
- Desenvolvimento de Produto

Firjan SENAI - Metrologia
- Ensaios

Clique aqui para saber mais sobre o Sebraetec ou ligue: 0800 570 0800.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida