Atuar em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro é um dos desafios que movem a Firjan. Por isso, montamos diagnósticos com base em dados oficiais, escutamos nossa base empresarial e criamos estudos e propostas de políticas públicas, como as ‘Propostas para um Brasil 4.0’, versões federal, estadual e para os municípios, entregues a dezenas de gestores públicos das três esferas de governo. E o ‘Panorama de Investimentos’, que mostra o Rio como polo de atração de capital, com mais de 1.200 projetos já em andamento, que vão injetar R$ 336 bilhões em nosso estado, conforme divulgado em evento do Lide Rio, nesta quinta-feira, 25/9.
Informação qualificada e a articulação institucional fazem da Firjan uma referência quando o assunto é Rio de Janeiro. Em nossa última pesquisa de imagem, os atributos de nota mais alta foram a competência e a qualidade técnica da instituição, reputação construída por profissionais que nos enchem de orgulho, como nosso economista chefe Jonathas Goulart. Não à toa, no último ano e meio, fomos procurados por missões empresariais e governamentais de mais de 70 países, interessadas em conhecer o potencial do estado.
A Firjan desempenhou papel fundamental para destravar gargalos de infraestrutura e atrair investimentos essenciais ao Rio, como a concessão da BR-040, a recuperação do aeroporto do Galeão, e a concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgotos e de distribuição de água para a iniciativa privada. Apontar desafios, pautar debates e propor soluções ao setor público é papel do qual a Firjan não abre mão.