A Firjan SENAI e a Michelin iniciaram, nesta semana, uma parceria para a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). A proposta é desenvolver a formação profissional de um grupo de colaboradores da fabricante mundial de pneus para a confecção de máscaras para a comunidade.
Estruturado em etapas presencial e a distância, o curso irá fornecer conhecimentos teóricos e práticos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias frente a pandemia do novo coronavírus. Para isso, foi instalada no pátio da multinacional, em Campo Grande (zona oeste da Capital), uma escola móvel da Firjan SENAI responsável pela oferta de cursos de qualificação na área de vestuários.
“Trata-se de um programa multidisciplinar que reúne prevenção, responsabilidade social, digital, móvel, empreendedorismo, educação e inovação. A proposta inicial é de uma produção de 1 mil máscaras durante as aulas, e que depois o legado se mantenha”, explicou Carlos Magno Lucas, gerente geral de Negócios da Firjan.
Ald Carrilho, instrutora da Firjan SENAI Espaço da Moda e responsável pelo curso técnico em Vestuários, destaca que a atividade possui conteúdo variado, transitando entre temas como modelagem, costura, corte, segurança no trabalho, higienização, entre outros. “Começamos do zero. A maioria não dominava o maquinário, nem os procedimentos. São 13 alunos e uma aluna, todos muito habilidosos, que estão empolgados em poder colaborar com a proteção dos colegas de trabalhos, dos familiares e dos amigos”, explicou.