Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Economia

Firjan e Cluster Automotivo reúnem cerca de 200 gestores de empresas do Sul Fluminense

Encontro discutiu os desafios da liderança em tempos de crise

Encontro discutiu os desafios da liderança em tempos de criseFoto: Nathália Cristine

18/09/18 18:00  -  Atualizado em  18/09/18 18:06

O Cluster Automotivo Sul Fluminense, em parceria com a Firjan, reuniu mais de 200 profissionais que atuam ou estão em fase de desenvolvimento em gestão na região. O encontro, que aconteceu no auditório da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, debateu os caminhos da liderança diante de um cenário de instabilidade política e econômica.

De acordo com o coordenador da Comissão de Pessoas do Cluster Automotivo, Eduardo Almeida, para liderar é preciso ter leitura de cenários, ser flexível e estar atento às constantes mudanças. “Para isso, é fundamental envolver a equipe na busca dos melhores resultados, unindo propósitos profissionais e pessoais”, ressalta.

A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente de produção e logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Adilson Dezoto. “Investimos continuamente na gestão de nossos recursos humanos e buscamos as melhores práticas como forma de valorizar nossos colaboradores, que reconhecemos como nosso principal ativo”, comentou.

Os principais assuntos debatidos foram: como criar um ambiente favorável para engajamento da equipe; o poder da comunicação assertiva e eficaz; como fazer mais com menos e ainda inovar; e como promover a sinergia entre as gerações.

Para o presidente da Firjan Sul Fluminense, Antônio Carlos Vilela, em um cenário de incerteza política e econômica, as empresas têm o desafio de identificar soluções para driblar a crise e manter sua competitividade. "O líder é essencial na busca dos caminhos mais sensatos para a resolução de problemas e para gerar confiança na equipe, a fim de que todos se sintam parte do mesmo propósito", ressaltou.

Para mediar o encontro, que aconteceu em 14/09, estiveram presentes o especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, Wellington Moreira; o diretor regional da empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento Great Place to Work, Roberto Mossiman; e a gerente de planejamento de produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Lívia Simões. 

Competitividade e crescimento da indústria

Inaugurado em 2013, o Cluster, do qual a Firjan faz parte, tem o objetivo de alinhar a competitividade ao crescimento da indústria automotiva no Sul Fluminense. Integram o Cluster 19 empresas do setor automobilístico. O Cluster trata de cinco temas fundamentais para o crescimento do segmento na região, como habitação, energia, transporte, telecomunicações e mão de obra. O objetivo é promover planos de ações conjuntas com os governos municipais e estadual, agências reguladoras e concessionárias, consolidando uma visão única de planejamento para o cenário fluminense.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida