
Caetano destacou o crescimento do setorFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
Com apoio da Firjan SENAI SESI, o Construa Sul Fluminense foi aberto nesta terça-feira (25/11), em Volta Redonda. O evento, realizado pelo Sinduscon-SF (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) reúne empresários e especialistas, além de lideranças do setor público e privado até quarta-feira (26/11), no Vivace Eventos.
A programação conta com palestras e painéis ao longo dos dois dias. Na cerimônia de abertura, Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, ressaltou a relevância do setor da construção para o desenvolvimento econômico e a força do Sul Fluminense no cenário fluminense.
“A construção é um dos grandes motores do desenvolvimento econômico e social, com enorme capacidade de gerar emprego e renda. No Estado do Rio, o setor representa 7,4% do PIB fluminense e 6,7% dos empregos formais. O Sul Fluminense tem mostrado dinamismo, força e potencial de expansão”, afirmou.

Caetano destacou ainda que, entre janeiro e setembro de 2025, o setor registrou saldo positivo de 1.148 vagas formais na região. Ele também chamou atenção para os investimentos previstos para os próximos anos.
“De acordo com o Panorama dos Investimentos 2025-2027, a região deverá receber R$ 13 bilhões em projetos. É um cenário promissor, e a Firjan está ao lado da indústria para apoiar esse crescimento”, completou Caetano.
O presidente também mencionou avanços tecnológicos e estruturais da Firjan SENAI, como a consolidação do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI Três Rios como principal referência estadual em ensaios de resistência e reação ao fogo. Em Volta Redonda, a unidade formou 520 profissionais da construção civil nos últimos cinco anos.
Reconhecimento
Ainda na cerimônia, a Firjan foi uma das entidades homenageadas pelo Sinduscon-SF, que entregou o troféu ‘Reconhecimento Institucional Construa Sul Fluminense 2025’, destinado a personalidades e instituições que acreditam na força da construção civil como motor do desenvolvimento regional. O reconhecimento foi recebido por Luiz Césio Caetano, presidente da federação, e por Henrique Nora Junior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan.

Protagonismo regional
Anfitriã do evento, Elissandra Candido, presidente do Sinduscon-SF, destacou que o Construa representa a consolidação da região em pautas nacionais da construção civil.
“O Construa mostra que o Sul Fluminense voltou ao centro das discussões nacionais. Este auditório lotado confirma a credibilidade que conquistamos e o protagonismo que nosso território vem alcançando”, disse.

Ela também ressaltou a evolução institucional do sindicato e o avanço das agendas estratégicas. “Seguimos com o compromisso de fortalecer empresas, ampliar a qualificação, abrir espaço para novas lideranças e modernizar a agenda da construção civil na região”, acrescentou Elissandra.
Na quarta-feira (26/11), parte da programação será voltada à Firjan SENAI, com a palestra “Norma de Desempenho – SENAI Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI e o Desempenho das Edificações: quando realizar e para que serve”. No mesmo dia, alunos do curso técnico de Edificações da Firjan SENAI Volta Redonda recebem a homenagem 'Construtores do Futuro'.