
Seminário reuniu representantes de 13 munícipios da região, além de autoridades e instituiçõesFoto: Naiara Rentes / Firjan
Mapear demandas, integrar os municípios e identificar oportunidades de novos projetos voltados para soluções em áreas temáticas como: desafios da educação, saúde, desenvolvimento econômico, questões sociais e urbanas, meio ambiente, infraestrutura e turismo. Esse é o objetivo do I Seminário de Integração Regional Conecta Uerj, promovido pelo Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed), que realiza os encontros entre representantes de 13 cidades da região, nesta terça (11/4) e quarta-feira (12/4), em Nova Friburgo.
A presidente da Firjan Centro Norte-Fluminense, Márcia Carestiato Sancho, participou da cerimônia de abertura, onde fez a entrega do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio - "Agenda Regional com os municípios", um conjunto de medidas para a região, consideradas estratégicas pela indústria, em oito diferentes temáticas; e o caderno "Propostas Firjan para um Brasil 4.0", com sugestões para alavancar a indústria fluminense e promover o crescimento econômico do estado. Na ocasião, a empresária frisou a importância da conexão entre as instituições e os municípios para promover melhorias e inovação.
“Nós precisamos unir esforços para encontrar soluções criativas e duradouras para os desafios enfrentados e garantir estrutura para o desenvolvimento regional. Nos colocamos à disposição da Uerj para ampliar essa discussão que será de grande valia para todo o nosso estado”, disse.
Segundo o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Carneiro, a ação faz parte de uma política de interiorização da universidade para integrar e identificar talentos e possibilidades nas regiões. “Vamos mapear os problemas em comum dessas cidades para que a universidade possa produzir soluções em conjunto com esses atores e colaborar com as estruturas do estado”, ressaltou.
Além do encontro, outra iniciativa do Ceed, é o lançamento da plataforma Conecta RJ. A proposta é produzir uma base de dados composta por projetos já executados, disponibilizados de maneira amigável, em linguagem acessível ao público não acadêmico com foco em experiências, metodologias inovadoras e soluções para os problemas que afetam a gestão local, especialmente no interior do estado.
“O diferencial do projeto é ser uma plataforma de integração, um mecanismo de comunicação, divulgação, mediação, interlocução, compartilhamento e integração entre comunidade acadêmica, empreendedores, cidadãos e governos, visando projetos inovadores, sustentáveis e voltados para o desenvolvimento e bem comum”, frisou a coordenadora do projeto, professora e diretora adjunta do Ceed, Tatiane Alves.
Nova Friburgo foi a primeira cidade a receber o seminário, que vai passar por todas as regiões do estado nos próximos meses. Participaram do evento o presidente da Faperj, Gerson Lima; o subsecretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Vaz Castelano; o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; o vice-prefeito de Cordeiro, Elvis Mutti; além de secretários e representantes dos municípios da região.