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Firjan Caxias e órgãos de segurança estudam logística e uso de tecnologia no combate ao roubo de cargas

Grupo de trabalho é composto por representantes de órgãos de segurança, entidades e empresários

Grupo de trabalho é composto por representantes de órgãos de segurança, entidades e empresáriosFoto: Vinicius Magalhães

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Publicado em 28/04/2023 12:55  -  Atualizado em  14/06/2023 13:31

A Firjan Caxias e Região promoveu, em 27/4, nova reunião de planejamento de ações para o combate ao roubo de cargas no Rio de Janeiro. O presidente da Representação Regional, Roberto Leverone, voltou a debater o tema que impacta na atividade das indústrias no estado, em especial da Baixada Fluminense.

Conforme estudo recente da Firjan, houve em 2022, na região, um aumento de 43% no número de casos na comparação com o ano anterior. Participaram do encontro, realizado na sede do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), representantes das polícias Civil e Militar, do Sindicargas e empresários da Baixada.

“Damos mais um passo na busca de soluções para um dos grandes problemas que enfrentamos na Baixada. Uma das ações definidas é buscar medidas legais junto ao judiciário que fortaleçam a atuação da polícia no combate a este tipo de crime”, destacou Leverone, que contou ainda com a participação da representação da Firjan Nova Iguaçu no encontro.

O grupo de trabalho - composto por representantes de empresas, entidades e órgãos de segurança pública do Rio - estabeleceu algumas ações conjuntas. Uma das iniciativas é o estudo com as empresas para que haja melhor planejamento operacional para o transporte de cargas. A ideia é organizar a atividade de forma que os agentes de segurança possam garantir o reforço do policiamento nas rodovias de maior incidência de casos no período de maior deslocamento de mercadorias. 

“Esse não é um problema de um único ator. Temos que trabalhar em conjunto para que tenhamos melhores resultados das medidas que precisam ser adotadas”, ressaltou o vice-presidente da Regional, Rodrigo Hunger, se referindo à ação integrada proposta pelo grupo.

No fórum, empresários e agentes de segurança pública debatem os mecanismos de combate ao roubo de cargas. A proposta é que empresários não só apresentem as demandas, mas contribuam com informações sobre as atividades desempenhadas para que as polícias possam criar estratégias de reforço na segurança. 

Além da integração com o setor produtivo, a atuação com os órgãos de segurança está entre os fatores destacados como sendo de fundamental importância para o combate ao roubo de cargas. “Essa aproximação das polícias e do próprio estado com as empresas, que estão sofrendo o impacto negativo desse tipo de crime, é muito importante e decisiva. É uma oportunidade de expor a forma como trabalhamos e as nossas dificuldades”, pontuou Giniton Lages, diretor do Departamento Geral de Polícia da Baixada, que assim como o coronel da PM, Roberto Christiano Dantas, considera ser fundamental a troca de informações entre os envolvidos. 

“É importante continuarmos com esta parceria entre os órgãos, para que haja o direcionamento de medidas que darão resultado positivo”, acrescentou Dantas, ressaltando a urgência no estabelecimento de tecnologias que contribuam para a identificação das ocorrências em tempo de impedir a ação criminosa.

Ele considera cada vez mais necessária a atuação em conjunto com os governos municipais e estadual, assim como a Polícia Rodoviária Federal e também citou a importância da fiscalização da circulação das motocicletas pelas rodovias. 

Estudo da Firjan aponta que as regiões de Duque de Caxias estão entre as que concentram grande número de ocorrências

No ano passado, a incidência de casos de roubo de cargas no Rio causou um prejuízo de R$ 388 milhões, considerando o valor médio das mercadorias. A análise aponta que foram registradas 4.239 ocorrências no período, o que representa uma média de 12 casos por dia no estado. Em Duque de Caxias, no trecho entre o entroncamento da BR-040 com o Arco Metropolitano e a Rodovia Dutra, houve um registro de 368 roubos de cargas – maior concentração de ocorrências (8,7%). Na comparação com 2021, houve aumento de 43% no número de casos nesta única unidade.

 
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