
O prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis recebeu do presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, o caderno com as propostas para o desenvolvimento regionalFoto: Divulgação
O Conselho Empresarial da Firjan Caxias e Região recebeu o prefeito de Duque de Caxias, Jonathas Rego Monteiro Porto Neto (Netinho Reis), nesta terça-feira (12/8), para falar sobre investimentos voltados para o desenvolvimento do município. Na ocasião, o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone fez a entrega da Agenda de Propostas para um Brasil 4.0. O documento reúne as principais demandas mapeadas para a melhoria do ambiente de negócios na região, além de apontar as ações que precisam ser tratadas junto ao governo federal para a defesa de propostas que impactam diretamente a região.
“A aproximação com os gestores públicos é fundamental para conseguirmos debater sobre os principais pleitos e buscar soluções para o desenvolvimento da indústria. É importante atuarmos para garantir um ambiente de negócios mais favorável, gerando melhoria para a atividade econômica e consequentemente para a população, para mais segurança, empregabilidade e qualidade de vida, atraindo investimentos para a região”, destacou Roberto Leverone.

Prefeito Netinho Reis falou dos investimentos em segurança pública em Duque de Caxias
Na linha do que aponta o documento com as propostas para o desenvolvimento da região, elaborado pela Firjan a partir da escuta com empresários, o prefeito destacou a prioridade no direcionamento de recursos para o fortalecimento da segurança pública. O gestor público apontou investimentos para ampliar o sistema de monitoramento, a partir da instalação de câmeras e ainda, com a parceria da rede privada, promover a sincronização dos equipamentos particulares à rede do sistema público.
“Investimos de R$ 300 milhões para a segurança pública, destinando recursos para a guarda municipal armada, com o foco em aumentar a segurança pelas ruas, para as empresas, comerciantes e população”, apontou o prefeito Netinho Reis, destacando ainda a instalação de 600 câmeras com a capacidade para o reconhecimento facial e de placas de automóveis pela cidade. O trabalho conjunto com as polícias Civil e Militar também foi apontado como alternativa para combater o roubo de cargas e as barricadas pelas comunidades, ressaltando a relevância do trabalho conjunto dos órgãos públicos com os empresários da região.
O caderno com as propostas voltadas para a melhoria da atividade industrial na Baixada Fluminense ainda destaca a necessidade de implementação de medidas para a redução de carga tributária, concessão de incentivos fiscais, otimização dos processos de licenciamento de obras, estabelecimento de medidas sustentáveis para o descarte e reuso adequado de resíduos sólidos.
Entre as medidas a serem tratadas junto aos governos estadual e federal, o documento sinaliza a melhoria da infraestrutura e concessões rodoviárias. Tema que também foi destacado no encontro pelo especialista de Estudos de Infraestrutura da Firjan, Diogo Martins, que atualizou os empresários sobre o andamento dos projetos e melhorias das rodovias que cortam o município de Duque de Caxias, como a BR – 040, que está com nova concessão e passará por obras de recuperação e ampliação da via nos próximos cinco anos, além das previsões de projetos para as BR-493 e BR-116.