A Firjan aderiu ao Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU. A iniciativa chancelada pela Sociedade Brasileira de Psicologia convida empresas e organizações brasileiras a integrarem o programa em prol de seus colaboradores. O objetivo é conscientizar a sociedade no combate ao estigma e preconceito em relação à saúde mental, principalmente no ambiente corporativo.
Ao assinar a adesão ao Movimento, a Firjan firma o compromisso de atender as seis ações do movimento:
1. ter profissional de referência para aconselhamento e atendimento;
2. oferecer orientação e manejo de crises;
3. garantir a avaliação permanente dos colaboradores;
4. manter gestores engajados e capacitados em relação ao tema;
5. criar um programa anti-estigma e promover ações de incentivo à saúde mental;
6. realizar campanhas e iniciativas, a partir de demandas identificadas.
A proposta é que a saúde mental não seja tratada meramente em caráter emergencial, mas, como ação, prevenção e humanização ao tema. “A Firjan promove diversas iniciativas alinhadas aos compromissos do Movimento para construir ambientes de trabalho saudáveis, inclusivos e sustentáveis, gerando impacto positivo e transformação coletiva. Por meio do Programa Firjan Saudável, ações e campanhas internas intencionais, a federação fortalece sua cultura organizacional baseada na promoção da saúde integral dos seus colaboradores(as)", afirma, Claudia Rodrigues, gerente de Diversidade, Saúde Integral e Cidadania Corporativa da Firjan SESI.
Saiba mais sobre o Movimento Mente em Foco
Criado pelo Pacto Global, o Movimento Mente em Foco, com ações concretas e monitoramento por meio de indicadores específicos, trabalha para que seus parceiros encontrem ferramentas e capacidades necessárias no desenvolvimento e estruturação de projetos que impactam a saúde mental e bem-estar de seus colaboradores. Mais de 70 empresas já aderiram ao Movimento, entre elas Petrobras, Cresol, Thermas dos Laranjais, Vivo, Unilever e Visa.