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Fevest Experience: números consolidam evento como gerador de negócios para moda íntima, praia e fitness

Evento reuniu mais de 120 marcas de lingerie, moda praia e fitness em Nova Friburgo

Evento reuniu mais de 120 marcas de lingerie, moda praia e fitness em Nova FriburgoFoto: Paula Johas / Firjan

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Publicado em 30/06/2025 10:36  -  Atualizado em  01/07/2025 15:16

Entre os dias 23 e 26/6, a 34ª edição da Fevest Experienced 2025, em Nova Friburgo, que teve como foco, neste ano, sustentabilidade e tecnologia. A maior feira de moda íntima, praia e fitness da América Latina recebeu 21 compradores de 13 estados brasileiros e cinco países. O evento contou com a participação de 129 expositores locais e de outros municípios e estados brasileiros e um público de 5.530 pessoas. 

“O grande destaque da feira este ano foi o perfil do público. A Fevest é um evento B2B e, desta vez, foi perceptível o foco dos visitantes em negócios. Essa mudança de perfil já vinha ocorrendo de forma gradual, mas agora se consolidou. O número de visitantes foi menor mas, mesmo assim, os expositores estão fechando mais negócios e realizando mais contatos qualificados. O programa SindExporta, em parceria com a Firjan e o Sebrae, incentivou a presença de empresários de vários países, como Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Estados Unidos. Apenas dentro desse programa, foram gerados mais de US$ 500 mil em negócios”, comemorou Gustavo Moraes, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), realizador do evento junto da Firjan SENAI.

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Em ambiente do SindExporta, mais de US$ 500 mil foram gerados em rodadas de negócios | Foto: Paula Johas


SindExporta

Lançado em 2023, o SindExporta, programa do Sindvest em parceria com a Firjan, Sebrae, Abit e Apex, capacita empresas para o mercado internacional. Este ano, a feira recebeu compradores da Argentina, Equador, Peru, Colômbia e Estados Unidos, promovendo o encontro de seis compradores estrangeiros com 20 marcas de Nova Friburgo e região. Eles participaram de rodadas de negócios que geraram movimentações de mais de US$ 500 mil.

O programa SindExporta, em parceria com a Firjan e o Sebrae, incentivou a presença de empresários de vários países, como Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Estados Unidos. Apenas dentro dessa iniciativa, foram gerados mais de US$ 500 mil em negócios. Gustavo Moraes, presidente do Sindvest

“O polo tem uma vocação  exportadora e o nosso papel é fortalecer e capacitar as empresas para que isso aumente. O momento internacional é favorável aos produtos brasileiros, devido a tensão geopolítica, já que alguns países passam a comprar menos da China. Nossa qualidade, cores e modelos são apreciados mundo afora, por isso estamos na expectativa que o Rio de Janeiro conquiste esse espaço”, ressaltou Giorgio Rossi, gerente da Firjan Internacional.

Para a compradora argentina Daiana Sabrina Bresserer, os produtos são de extrema qualidade, mas falta visibilidade no exterior. “Estou impressionada com tudo o que vi aqui, mas raramente recebemos propostas de marcas brasileiras. Esta feira proporciona este contato, nos permite conhecer produtos de qualidade, que certamente vão gerar bons negócios”, afirmou.

Já a peruana Diana Patrícia Gallardo Ku ficou impactada com a organização e a estrutura da feira. “Eu fiquei encantada com toda configuração da feira e o tratamento que recebemos aqui. Fomos muito bem atendidos pelas marcas, conhecemos produtos muito bem-feitos, que pretendemos criar parcerias”, disse.

Felipe Zanon, empresário de moda praia e fitness, já participou do programa na edição anterior e fechou uma parceria com o Paraguai. Apesar de ter todos os certificados para exportação, a maior dificuldade de sua empresa é ser vista fora do país. “Somente através deste programa é que a gente consegue mostrar a nossa marca, expor nossos produtos e conhecer compradores internacionais. Neste ano, realizei encontro com todos eles e saio daqui com a expectativa de excelentes negócios”, contou.

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Em ambiente do SindExporta, a argentina Daiana Bresserer foi uma dos seis compradores estrangeiros | Foto: Paula Johas


Firjan SENAI na Fevest

Com foco na sustentabilidade, o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, da Firjan SENAI, levou à feira soluções exclusivas desenvolvidas para a indústria da moda. Entre eles, dois projetos que visam o aproveitamento de fibras de coco e de bananeira para desenvolver fios e tecidos, transformados em chapéus, bolsas e bermudas, por exemplo. Outros produtos, como meias e bolsas, foram desenvolvidos a partir de fios têxteis oriundos de pelos caninos, uma inovação para a economia circular no aproveitamento de resíduos do mercado de animais de estimação.

Além disso, alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda ganharam destaque nas passarelas da feira, com o desfile “Novos Talentos 2025”, composto por uma coleção com 14 looks feitos a partir de materiais reutilizados, inspirados em monumentos do Brasil e do mundo.

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Vitrine na entrada da Arena Firjan SENAI de desfiles foi destaque no evento, com looks confeccionados por alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda | Foto: Paula Johas

Saiba mais sobre o desfile Novos Talentos 2025 da firjan senai

 
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