A Casa Firjan recebeu, neste final de semana, 6 e 7/12, a edição especial da Feira Sou do Rio dedicada exclusivamente às Mulheres Empreendedoras, integrando a programação do Experiência Inova. A iniciativa reforça o compromisso da Firjan com o protagonismo feminino nos negócios, ao oferecer um espaço de visibilidade, comercialização e conexão para marcas lideradas por mulheres de todo o estado.
Criada para valorizar produtos fabricados no Rio de Janeiro, a Sou do Rio chega a esta edição ampliando seu impacto ao destacar negócios femininos em diferentes estágios. Desde empreendedoras que já atuam de forma consolidada até aquelas que estão dando os primeiros passos no mercado. Para Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, a Sou do Rio – Edição Mulheres Empreendedoras é uma oportunidade fantástica para o empreendedorismo.
“A feira demonstra a capacidade e a diversidade do empreendedorismo feminino no estado e realizá-la na Casa Firjan é ainda mais significativo, pelo simbolismo do espaço como um hub de inovação e de empreendedorismo, voltado ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. O ambiente da Casa Firjan e esta edição dedicada às mulheres se complementam perfeitamente”, definiu Caetano.
Segundo Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, a proposta é impulsionar quem mais precisa de apoio. “É uma edição especial da Sou do Rio, uma feira que valoriza produtos com a vocação e a cara do estado. É a segunda vez que realizamos essa versão só com mulheres empreendedoras, principalmente aquelas que estão começando a testar seu produto, o mercado, a precificação e a forma de expor. Temos aqui coletivos formados com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura da capital e também do Projeto Elabora, da Firjan SENAI, que capacitou meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade na profissão de ourivesaria”.
Carla destaca ainda a diversidade das marcas presentes, de joias a roupas, de gastronomia a acessórios, e explica o processo de escolha das expositoras.
“A demanda é sempre muito maior do que o espaço disponível, então fazemos uma curadoria para garantir um mix que atraia o público, ainda mais nesta época de Natal. O objetivo é ter variedade e garantir que cada visitante encontre um pouco de tudo”, explicou.
Entre os stands, empreendedoras celebraram a possibilidade de apresentar seus produtos a um público amplo e qualificado. Katia Alves Espírito Santo, representante da Cachaça da Quinta, ressaltou o valor da integração entre marcas tão distintas: “Participar de um evento na Casa Firjan já é, por si só, uma grande oportunidade pela visibilidade e pela circulação de público. E é fácil situar a cachaça dentro dessa diversidade, porque a Sou do Rio mostra exatamente o que o estado tem de melhor. A mistura de setores traz riqueza e atrai um público muito diverso", analisou a empresária, que também preside a Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj).
A edição também marcou a estreia pública de alunas do Projeto Elabora, desenvolvido pela Firjan SENAI para formar mulheres em ourivesaria. Para Carolina Tomé, uma das participantes, a oportunidade é decisiva para a continuidade do aprendizado: “Essa experiência está sendo única. A gente já esperava por uma chance de expor nossas joias e colocar em prática tudo o que aprendemos no curso. Nós já produzíamos peças, mas o projeto nos ajudou a aprimorar técnica, olhar e identidade artística. É também uma chance de conquistar visibilidade e começar a estruturar nossos próprios negócios.”
Carolina conta que a resposta do público tem sido imediata. “As peças chamam muita atenção, cada uma com a identidade da artesã que produziu. Além disso, o próprio Instituto Elabora atrai pessoas pela proposta de acolher mulheres, então temos recebido visitantes homens e mulheres interessados em conhecer e valorizar nosso trabalho”, avaliou.
Para a Firjan, a integração com o Conselho de Mulheres amplia o alcance da feira. Glenda Neves Lino, coordenadora da área de Inteligência e Conexões Empresariais, ressaltou o papel estratégico da iniciativa: “A parceria com o Conselho de Mulheres é extremamente enriquecedora, porque conseguimos cumprir nossa missão de promover conexões empresariais e fazer com que as empresas negociem entre si. Isso se soma ao propósito do Conselho, que é fortalecer e dar visibilidade às mulheres. É um segmento que precisa de um olhar mais atento e carinhoso, e para nós está sendo muito gratificante realizar este evento.”