
Lideranças empresariais da construção civil do RJ em um dos principais eventos do mundo para o setorFoto: Divulgação | Firjan
A imersão internacional da Firjan IEL em Munique, na Alemanha, surpreendeu positivamente empresários do setor da construção civil do estado do Rio de Janeiro. Em um espaço do tamanho de 85 campos de futebol, a feira Bauma 2025 proporcionou ao grupo, com 15 representantes sindicais, contato com ampla diversidade de máquinas, equipamentos e as mais modernas tecnologias direcionadas para o segmento.
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou que a imersão é uma “oportunidade de somar conhecimentos de novos projetos e tecnologias e incorporá-los às empresas para o desenvolvimento do mercado de trabalho e principalmente para a sociedade do Rio de Janeiro”.
Na Bauma 2025, segundo Caetano, os empresários fluminenses conheceram equipamentos de última geração, voltados para o ganho de produtividade, para a construção industrializada, além de ser uma oportunidade ímpar para ter contato com produtos tecnológicos em destaque no mercado.
Entre os exemplos de novas tecnologias, o presidente da Firjan citou a impressora 3D de concreto da Instatiq, que imprime paredes para construções de até cinco andares. “Esse é o futuro da construção e que a gente tem a oportunidade de ver in loco”, ressaltou.
Outra novidade foi mostrada pela Putzmeister, empresa global do setor de máquinas para bombeamento, distribuição e colocação de concreto, com foco em inovação e tecnologia de ponta. A empresa apresentou um braço mecânico para lançamento de concreto a 67,5 metros de altura. Equipamentos como este estarão disponíveis no Brasil ainda este ano.
Experiência de alto nível
“A Imersão Firjan IEL à Bauma 2025 contribuiu significativamente para a atualização profissional, o networking com líderes e especialistas do setor e o fortalecimento das práticas de inovação dentro de toda a cadeia da construção”, considerou Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan e presidente do Fórum Setorial da Construção Civil.
De 7 a 11/4, o grupo passou três dias conhecendo a feira, e nos outros fez visitas a empresas, escritórios de arquitetura, empresa de desenvolvimento de software para construção, a obra do metrô de Munique e o Instituto Fraunhofer, um dos maiores do mundo em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que já é parceiro da Firjan SENAI.
 |
|
Visão positiva
De acordo com Andreia Arpon, especialista setorial da Indústria da Construção da Firjan SENAI, a feira, embora já seja tradicional, deixou o grupo muito bem-impressionado.
Além da visita à feira, que apresentou 3.500 expositores de 57 países, a especialista destacou que as visitas às empresas também agregaram conteúdo relevante para os diversos presidentes de sindicatos.
“Vimos elementos complementares nesse cenário do setor da construção, como digitalização e inteligência artificial. Na empresa de software Nemetschek, por exemplo, o grupo fez uma imersão em alta tecnologia. Na obra do metrô de Munique, o aprendizado já foi voltado para infraestrutura”, avaliou.
Já Pablo Felipe Dias Nogueira, especialista técnico do Centro de Referência da Construção Civil da Firjan SENAI SESI Tijuca, ressaltou a importância da imersão para o networking global. “Os empresários e o presidente da Firjan tiveram encontros com grandes empresas, grandes marcas, inclusive para buscar parcerias para o Rio Construção Summit 2025, que será realizado no Rio, de 24 e 26/9”.
Participaram da imersão os seguintes representantes de sindicatos: Marcelo Kaiuca (Induscimento); Elissandra Candido Alves Silva (Sinduscon-SF); Ramon de Moura Rocha (Sinicon); Francisco Clovis Luz Goulart (Sinduscon-NO); Claudio Hermolin (Sinduscon Rio); Felipe Barcelos Ottoni Guedes (Sindibrita); Ediwar Ismério Machado (Sinduscon-CN); Carlos Augusto Alves (Sintirj); Sidnei Sousa Louro (Sincocimo); Luiz Marcel Campos Araujo (Sindistal); Aluisio de Andrade Mendes Filho (Sinduscon Leste Flu); Sergio Yagamata (Sindicem); Luiz Fernando Gomes (Sinduscon Petrópolis); e Leonardo de Azevedo Medeiros (Sindicom TR).
 |
|