
José da Rocha Pinto foi presidente do SimperjFoto: Memória da Indústria / Firjan
É com pesar que a Firjan comunica o falecimento de José da Rocha Pinto neste domingo (25/8). Ex-presidente do sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), Rocha Pinto foi presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Legislativos da federação, vice de conselho análogo na CNI e membro do Conselho de Eméritos da Firjan. Também foi diretor da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). Em 2012, foi agraciado com a medalha de Mérito Industrial do Rio de Janeiro.
Engenheiro mecânico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), iniciou sua carreira profissional, em 1962, como estagiário da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Posteriormente, foi para a indústria de vidro, e, logo em seguida, para a indústria de plástico. Ao se formar, em 1965, entrou para Alladin, empresa de produtos térmicos, onde chegou ao Conselho de Administração. Ao longo da jornada, também se especializou no setor plástico pela Universidade de Nova York (NYU).
Em 2005, recebeu a Macromolécula de Ouro, pelos serviços prestados ao sistema de transformação de materiais plásticos do estado do Rio. E também foi agraciado com o troféu Ministro Dilson Funaro, destaque no setor industrial de transformação do plástico.
Também apoiou o associativismo, as práticas sindicais e o setor socioambiental. Rocha Pinto jamais esqueceu das origens humildes de seus pais, José Pinto e Yoga da Rocha Pinto, a quem considerava os verdadeiros heróis da sua vida.
A Firjan se solidariza com sua família e amigos.