Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Escolas Firjan SESI Tijuca e São Gonçalo ofertam 302 vagas gratuitas para ensino médio com técnico

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 10/01/20 18:13  -  Atualizado em  14/01/20 12:00

A partir de fevereiro deste ano, a nova Escola Firjan SESI Tijuca e a Firjan SESI São Gonçalo oferecerão 302 vagas gratuitas para o programa de Ensino Médio da Firjan SESI com curso técnico da Firjan SENAI, nos turnos da manhã e tarde. São 240 oportunidades para a unidade na Tijuca e 62 para a unidade em São Gonçalo.

As vagas serão prioritariamente destinadas aos dependentes de industriários ou de ex-industriários, com comprovação de vínculo de até três anos. Caso seja necessário complementar o quantitativo de alunos, serão oferecidas vagas à comunidade em geral.  As inscrições vão até 15/01, às 18h. As aulas, em ambas as escolas, terão início no dia 05/02.

Para participar do processo seletivo de gratuidade, conforme exigência do Regulamento do SESI e Regimento do SENAI, o candidato deverá apresentar autodeclaração de baixa renda, definida como renda familiar mensal per capita bruta de no máximo 1,5 salário mínimo federal, e ter concluído o Ensino Fundamental.

No primeiro ano do Ensino Médio, o aluno cursará, em um turno, as disciplinas da Matriz Curricular da Firjan SESI. Ainda no primeiro ano do ensino médio, no primeiro semestre, os alunos cursarão, no outro turno, dois cursos de Iniciação Profissional na Firjan SENAI, com o objetivo de experimentação para a escolha do curso técnico a ser iniciado no segundo semestre. Os cursos disponíveis na unidade Tijuca são Técnico em Edificações,Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Confeitaria e Técnico em Alimentos. Já na unidade São Gonçalo são: Técnico em Logística e Técnico em Automação Industrial.

No segundo ano, em um turno o aluno dará prosseguimento aos estudos do ensino médio, e no outro, dará continuidade e concluirá o curso técnico. Entretanto, sua certificação ficará condicionada à conclusão e certificação do ensino médio, conforme legislação educacional vigente.

Já no terceiro ano, em um turno o aluno dará prosseguimento ao Ensino Médio e no outro poderá optar entre o preparatório para o Enem – com carga horária distribuída em três dias da semana, além de um dia de orientação para projetos na área de educação profissional – ou a participação em estágio referente ao seu curso técnico (se for contratado por outra empresa) em um dos turnos da semana, fazendo o preparatório do Enem aos sábados.

Dupla certificação

A proposta inovadora visa articular a educação básica com a educação profissional, oferecendo ao estudante a dupla certificação. “O aluno terá uma boa formação no Ensino Médio, tendo contato com todas as suas particularidades, como também sairá tecnicamente preparado para a formação pela qual optar, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho”, explica Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Escola Firjan SESI.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pelo site da Escola Firjan SESI, devendo o aluno comparecer à unidade posteriormente para validar sua participação, portando os documentos listados no edital.

A prova de seleção será realizada no dia 23/01, das 9h às 12h, e será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano. O local será divulgado em data exposta no edital.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida