Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Escola Firjan SESI Jacarepaguá é destaque em eventos acadêmicos

Com o projeto A.M.O.R., grupo de alunas do 2º ano do Ensino Médio marcou presença na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio

Com o projeto A.M.O.R., grupo de alunas do 2º ano do Ensino Médio marcou presença na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do RioFoto: Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 12/12/19 18:54  -  Atualizado em  12/12/19 19:16

A Escola Firjan SESI Jacarepaguá foi destaque, este mês, em importantes eventos acadêmicos, apresentando projetos desenvolvidos durante o ano letivo de 2019. Com o projeto A.M.O.R. (Agricultura moderna, orgânica e reutilizável), um grupo de alunas do 2º ano do Ensino Médio marcou presença na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), em 06/12. O evento é o maior desse segmento no estado e aconteceu no Cefet/RJ, no campus Maracanã.

O trabalho, coordenado pelos professores Rômulo Correia e Leandro Fernandes, de química e de física, respectivamente, se baseou no processo automatizado de irrigação de uma horta, promovendo a redução significativa do consumo de água. Além de promover a sustentabilidade, o projeto também buscou ajudar pessoas que não dispõem de tempo para regar suas plantas e terem hortas caseiras.

“A experiência de participação tanto na feira quanto no projeto foi incrível. Utilizamos materiais recicláveis em todo o processo e aprendemos muito como equipe. Nunca havia participado de um evento acadêmico e pude ter contato com outros professores e colegas”, contou Lorena Tassara, responsável pelo trabalho junto com Elissa Beatriz do Nascimento.

Outro projeto da escola foi selecionado para o Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, na UFRJ, em 03/12. O trabalho “Dominó das funções inorgânicas”, realizado pelo professor Rômulo Correia em coautoria com a aluna Rayza da Silva Lima, visou desenvolver estratégias criativas – tais como experimentos, jogos e outros recursos didáticos – como meio de dinamizar o processo de aprendizagem em química. “Eu já gostava muito de química, e o projeto só reforçou meu interesse na disciplina. E no encontro conheci outros químicos, o que me abriu muitas possibilidades de diálogo”, afirmou Rayza.

Para Anne Torres Vinhal de Oliveira, gerente Operacional da Firjan SENAI SESI Jacarepaguá, os eventos acadêmicos propiciam aos estudantes um contato mais próximo com diversas áreas do conhecimento humano, contribuindo para a sua escolha profissional e despertando o desejo pela pesquisa científica. “A Escola SESI valoriza tais práticas, pois sabe que a participação de seus alunos em feiras escolares e eventos acadêmicos serve de instrumento pedagógico e contribui para o intercâmbio de saberes”, avaliou.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida