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Mais de 60 escolas estaduais zeram taxa de Evasão Escolar e recebem Prêmio Firjan SESI e SEEDUC

Gestores farão imersão nacional e internacional sobre o tema

Gestores farão imersão nacional e internacional sobre o temaFoto: Paula Johas

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Publicado em 08/09/2025 17:55  -  Atualizado em  08/09/2025 18:48

Em reconhecimento às taxas zeradas de evasão e abandono escolar em 66 escolas estaduais – que levaram 19.997 alunos a continuarem os estudos entre 2023 e 2024 –, a Firjan realizou nesta segunda-feira (8/9), no Rio, o Prêmio Firjan SESI e SEEDUC de Combate à Evasão, dedicado a gestores de unidades que abrangem todas as regiões do estado. A iniciativa é parte das ações desenvolvidas a partir da pesquisa “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizada em 2023 pela Firjan SESI em parceria com o PNUD, a fim de reconhecer os esforços para a redução do abandono escolar e disseminar boas práticas contra essa tragédia silenciosa, que amplifica desigualdades sociais e impacta a economia.

“Esta é uma das mais importantes iniciativas de nossa instituição no campo da educação. A Firjan SESI tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só do trabalhador da indústria, como também da sociedade, por meio da educação. E 90% dos trabalhadores do setor industrial são oriundos da rede pública de ensino. Hoje, com a divulgação e o reconhecimento das escolas vencedoras, estamos reiterando o compromisso com esta missão”, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

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As escolas premiadas zeraram a taxa de abandono geral que, entre 2023 e 2024, foi de 5,6%. As unidades foram classificadas de acordo com seis níveis de complexidade de gestão, considerando indicadores do INEP que levam em conta fatores como tamanho da unidade, número de alunos, infraestrutura, entre outros – e assim divididas em duas categorias. No Prêmio Ouro, os gestores de 14 unidades – sete delas da Baixada Fluminense – farão uma visita às universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal, onde terão palestras com especialistas da área e conhecerão iniciativas sobre o tema. Já no Prêmio Prata, representantes de 52 unidades farão uma imersão em escolas de Pernambuco, estado com maior cobertura de Ensino Médio integrado a Cursos Técnicos e referência nacional com os menores índices de evasão e abandono.

“Premiar boas práticas no combate à evasão contribui, efetivamente, para a melhoria da qualidade da educação, na medida em que não só incentiva ações de resgate desses jovens de volta à escola, mas sobretudo garante a permanência dos estudantes em sala de aula”, disse a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.

Ações de combate à evasão e abandono escolar

Entre as iniciativas que contribuíram para a queda na evasão escolar estão ações como as do CIEP 333 Cacilda Becker, em Nova Iguaçu. Com ensino integral, a unidade estimulou atividades interdisciplinares com uso de novas tecnologias, como óculos de realidade virtual, caneta 3D, trabalhos feitos com impressora 3D, noções de robótica, além de incentivar a participação em olimpíadas digitais e interdisciplinares.

Desde 2023, quando foi lançada a pesquisa da Firjan SESI com a PNUD, foram realizadas diversas ações para combater o problema, como cursos técnicos, de qualificação e formação profissional, reforço em matemática, oficinas de Robótica, formação de gestores e prêmios como este e o Rio de Letras, que estimula a leitura e a escrita de alunos do Ensino Médio das redes estadual e Firjan SESI.

A pesquisa apontou que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam as escolas a cada ano. O problema é mais grave quanto mais vulnerável for a população: só 46% da camada social 1/5 mais pobre conclui o Ensino Básico. De forma geral, 6 a cada 10 brasileiros concluem o Ensino Médio até os 24 anos. Se essa taxa se igualasse à do Chile (93,4%) o custo evitado para o país seria de R$ 135 bilhões por ano.

“Com esta iniciativa, a Firjan SESI foi além dos estudos que auxiliam no planejamento e na tomada de decisão de empresários e gestores públicos: propôs e vem executando ações concretas contra este grave problema, que aumenta as desigualdades sociais e dificulta o desenvolvimento socioeconômico”, disse diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinícius Cardoso.

A pesquisa reuniu ainda quase 100 experiências nacionais e internacionais que servem de referência e inspiração para gestores públicos. Entre os principais obstáculos estão distorção idade-série, baixo aprendizado, desigualdade social e econômica, falta de orientação sobre carreiras e, como consequência, um baixo engajamento dos alunos com os estudos.

Confira abaixo a lista de escolas premiadas

•    Prêmio Ouro
Região dos Lagos e Leste Fluminense
CE ALMIRANTE FREDERICO VILLAR, Arraial do Cabo
CIEP 413 ADAO PEREIRA NUNES BRASIL MEXICO, São Gonçalo

Baixada Fluminense
CE BERNARDINO MELO JUNIOR, Nova Iguaçu
CE FIDELIS MEDEIROS, Duque de Caxias
CE JARDIM MARILICE BRASILURUGUAI, Nova Iguaçu
CE PRESIDENTE DUTRA, Seropédica
CE TENENTE OTAVIO PINHEIRO BRASILRUSSIA, Belford Roxo
CIEP 026 SAO VICENTE DE PAULA BRASILSUECIA, Nova Iguaçu
CIEP 119 AUSTIN, Nova Iguaçu

Sul Fluminense
CE CORONEL BENJAMIN GUIMARAES, Valença
CE NEPHTALINA CARVALHO AVILA, Rio das Flores

Costa Verde
CE MONTEBELLO BONDIM, Mangaratiba

Região Serrana
CE RAPHAEL LUIZ DE SIQUEIRA JACCOUD, Nova Friburgo

Noroeste Fluminense
CE TEMISTOCLES DE ALMEIDA, Santo Antônio de Pádua

•    Prêmio Prata
Rio de Janeiro

CE CARLOS LACERDA, Taquara
CE CHICO ANYSIO, Andaraí
CE ERICH WALTER HEINE, Santa Cruz
CE JOAO SALIM MIGUEL, Bangu
CE PROFESSOR HORACIO MACEDO, Maria da Graça
CE PROFESSORA ELIANE MARTINS DANTAS BRASIL ALEMANHA, Vista Alegre
CIEP 418 ANTONIO CARLOS BERNARDES MUSSUM, Ricardo de Albuquerque
IE SARAH KUBITSCHEK, Campo Grande

Baixada Fluminense
CE BOM PASTOR, Belford Roxo
CE CAPITAO JOAQUIM QUARESMA DE OLIVEIRA, Nova Iguaçu
CE CARLOS MARIA MARCHON, Nova Friburgo
CE GUSTAVO BARROSO, Belford Roxo
CE JARDIM GLAUCIA, Belford Roxo
CE MARECHAL RONDON, Duque de Caxias
CE POETA MARIO QUINTANA, Mesquita
CE PROFESSORA MARINA BENTO, Nova Iguaçu
CE SARGENTO ANTONIO ERNESTO, Nova Iguaçu
CIEP 052 PROFESSORA ROMANDA GOUVEIA GONCALVES, São Gonçalo
CIEP 121 PROFESSOR JOADELIO CODECO, São Gonçalo
CIEP 199 GINASIO PUBLICO CHARLES CHAPLIN, Duque de Caxias
CIEP 200 PROFESSOR TERLI FIORAVANTE DA ROCHA, Nova Iguaçu
CIEP 207 GILSON AMADO, Japeri
CIEP 216 PREFEITO JUAREZ ANTUNES, Nova Iguaçu
CIEP 333 CACILDA BECKER, Nova Iguaçu
CIEP 390 CHAO DE ESTRELAS, Nova Iguaçu
CIEP 396 LUIZ PEIXOTO, Queimados
CIEP 500 ANTONIO BOTELHO, Paracambi
IE RANGEL PESTANA, Nova Iguaçu

Norte Fluminense
CE ADMARDO ALVES TORRES, São João da Barra
CE AGOSTINHO CHRYZANTO DE ARAUJO, São Francisco de Itabapoana
CE ALMIRANTE BARROSO, Campos dos Goytacazes
CE CHRISANTO HENRIQUE DE SOUZA, São João da Barra
CE DOUTOR BARROS BARRETO, Campos dos Goytacazes
CE MONTESE, São Fidélis

Região Serrana
CE DOUTOR TUFFY EL JAICK, Nova Friburgo
CE INDEPENDENCIA, Carmo
CE RAMIRO BRAGA, Bom Jardim
CIEP 283 MARIA AMELIA PACHECO, Sumidouro

Região dos Lagos e Leste Fluminense
CE DOMICIO DA GAMA, Maricá
CE MAUA, São Gonçalo
CE PANDIA CALOGERAS, São Gonçalo
CE ROCHA LEAO, Rio das Ostras
CIEP 309 ZUZU ANGEL BRASILCOLOMBIA, São Gonçalo
CIEP 423 MORA GUIMARAES, São Gonçalo

Sul Fluminense
CE JOSE FONSECA, Valença
CE PREFEITO FRANCISCO FONTES TORRES, Volta Redonda
CE ROSELANDIA, Barra Mansa
CIEP 287 ANGELINA TEIXEIRA NETTO SYM, Barra do Piraí
CIEP 310 PROFESSORA ALICE AIEX, Barra do Piraí
CE BEZERRA DE MENEZES, Paraíba do Sul

Costa Verde
CE PROFESSORA MARIA IZABEL DO COUTO BRANDAO, Itaguaí
CE SANDRA ROLDAN BARBOZA, Itaguaí
 

 
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