<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu☰

Notícias

Competitividade

Firjan IEL dá boas-vindas a empresas selecionadas no Conecta Lab, aceleradora para soluções em IA

Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ, durante abertura do evento.

Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ, durante abertura do evento.Foto: Vinicius Magalhães / Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 08/12/2025 15:19  -  Atualizado em  09/12/2025 12:09

O Conecta Lab, aceleradora da Firjan IEL voltada à inovação, divulgou as 20 empresas selecionadas por meio de edital publicado em agosto deste ano. Com recurso de R$ 1 milhão, o objetivo é apoiar micro, pequenas e médias indústrias na adoção de soluções baseadas em inteligência artificial (IA). As boas-vindas aos participantes da segunda edição do Conecta Lab foi realizada na Casa Firjan nesta segunda-feira, 8/12. 

As empresas brasileiras que já aplicam tecnologia registram um aumento médio de 14% na produtividade e de 9% nos resultados financeiros. Ou seja, o uso de IA traz ganhos reais e tangíveis para as empresas. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.

Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou que essa é mais uma das iniciativas da federação para ajudar a indústria fluminense a aumentar sua produtividade usando a IA. Segundo ele, o Conecta Lab foi uma das ações pensadas a partir da Agenda de Propostas da Firjan para um Brasil 4.0 e de ações do Governo Federal, como a Nova Indústria Brasil e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. 

“As empresas brasileiras que já aplicam tecnologia registram um aumento médio de 14% na produtividade e de 9% nos resultados financeiros. Ou seja, o uso de IA traz ganhos reais e tangíveis para as empresas. Com o novo edital Conecta Lab, vamos apoiar principalmente as micro, pequenas e médias organizações”, afirmou Caetano.

Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Conselho Empresarial de Energia da federação, esteve presente no evento de boas-vindas do Conecta Lab e agradeceu às 88 empresas que se inscreveram no programa e parabenizou as 20 selecionadas. 

conecta_lab_2025_2.jpg
Empresárias em primeiro encontro do Conecta Lab | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan.

Estamos falando de um modelo pioneiro no Brasil: um programa de aceleração focado exclusivamente em inteligência artificial, com recursos não reembolsáveis, qualificação de alto nível e mentoria especializada. Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ.


“Estamos falando de um modelo pioneiro no Brasil: um programa de aceleração focado exclusivamente em inteligência artificial, com recursos não reembolsáveis, qualificação de alto nível e mentoria especializada. O Conecta Lab não é apenas sobre tecnologia. É sobre estratégia. Sobre gestão”, declarou Vilela. 

Nos próximos meses, as empresas participarão de imersão profunda em transformação digital, com capacitações e mentorias técnicas. Posteriormente, irão implementar as soluções. Sempre sob supervisão especializada e com apoio financeiro.

Confira as empresas selecionadas

Da capital, Dancor, Duas Mariola, Glaz, Minha Coleta, Orion e Rio DG; de Nova Iguaçu: ARC Dynamics; de Duque de Caxias: Ares Aeroespacial e Defesa e Jeitim Mineiro; de Petrópolis: ANBI Marcenaria; de Niterói: Flower Nanotechnology e Megalo; de Itatiaia: Jaguar Land Rover; de Nova Friburgo: Pedrinco; de Cachoeiras de Macacu: Matinal Alimentos; de Três Rios: Argamil; de Volta Redonda: Blacksmith e Elevolt; de Barra Mansa: Mattos e Aguiar; e de Macaé: Sana Kombucha.

Sobre o Conecta Lab

A primeira edição do programa foi lançada em 2024 e atendeu a nove startups com soluções em Indústria 4.0 e Sustentabilidade. No ano passado, o Conecta Lab obteve excelentes resultados, promovendo mais de 400 conexões entre as startups e atores do ecossistema; 40 horas de mentorias; seis visitas técnicas a indústrias como Bayer, ArcelorMittal e Granfino; cinco rodadas regionais de inovação, com participação de mais de 200 empresários; e mais de 60 horas de capacitação e uso da estrutura da Casa Firjan, incluindo o FabLab.

conecta_lab_2025_3.jpg
Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan | Foto: Vinicius Magalhães / Firjan.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida
 
 

Utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.