Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Em parceria com o Porto do Açu, Firjan promove workshop para conectar complexo portuário às empresas da região

Firjan e Porto do Açu organizam workshop com potenciais fornecedores locais

Firjan e Porto do Açu organizam workshop com potenciais fornecedores locaisFoto: Divulgação / Prumo Logística

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 24/09/21 16:07  -  Atualizado em  06/10/21 12:04

Diante do crescimento do Porto do Açu e da perspectiva de desenvolvimento regional, a Firjan Norte Fluminense vai promover, em parceria com o empreendimento portuário, um workshop de qualificação de fornecedores locais, conectando empresários da região a quatro grandes empresas do complexo: Ferroport, Açu Petróleo, GNA e o Porto do Açu. A iniciativa é direcionada para empresas do Norte Fluminense, que terão contato direto com os representantes de suprimentos para tirar dúvidas e ter acesso aos processos de compra. O workshop é gratuito e as pré-inscrições já estão abertas.

“Esta é uma excelente oportunidade para promovermos o desenvolvimento integrado, aproveitando a força do Porto do Açu e seus parceiros, a fim de movimentarmos os mais diversos setores produtivos da nossa região”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Para isso, as quatro empresas envolvidas enviaram uma lista de demandas que inclui 29 itens. Entre eles estão desde produtos químicos, serviços de obras civis e materiais elétricos até equipamentos de proteção individual, serviços gráficos, de alimentação, marcenaria e serralheria. A lista pode ser conferida no mesmo link da pré-inscrição, que está aberta até 4 de outubro. O evento, que terá transmissão on-line, acontece numa quarta-feira (06/10), das 14h às 16h. A indústria local possui mais de 1.700 estabelecimentos empresariais, dos quais 95% pequenos e micro empresas.

“Os representantes de suprimentos de cada empresa farão uma apresentação do funcionamento dos seus processos de compra e suas principais demandas. Os potenciais fornecedores que desejarem participar deverão fazer uma pré-inscrição, a partir da qual faremos uma triagem para identificar aqueles que de fato cumprem os requisitos necessários, seguindo as exigências do grupo”, explicou Letícia Lima, coordenadora de Suporte a Negócios da Firjan.

Em setembro, o Porto do Açu atingiu um novo marco com o início da operação comercial da termelétrica GNA I, com capacidade para abastecer até seis milhões de residências. As obras da segunda termelétrica, a GNA II, têm previsão de começarem em seguida. Também neste mês, o Terminal Multicargas do Porto bateu o recorde de 1 milhão de toneladas movimentadas em menos de um ano. Já são 39 clientes e 15 produtos no portfólio, com perspectivas de novas expansões nos próximos anos.

“Como maior projeto estruturante no Norte Fluminense, temos o compromisso de desenvolver não só os nossos negócios, mas também a região em que estamos instalados. Promover estes encontros com potenciais fornecedores locais é positivo para ambos os lados. Nós, do Açu, temos a oportunidade de apresentar nossas demandas e anseios, e os empresários locais de mostrar os seus serviços e fazer novos negócios”, disse Thiago Cerqueira, gerente de Suprimentos da Porto do Açu Operações.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida