
Medalha foi entregue em cerimônia na noite de quarta-feira, 10/6, em Campos dos Goytacazes.Foto: Paula Johas
A noite que celebrou a 23ª edição da Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional foi marcada por emoção, reconhecimento e, principalmente, por reencontros que ajudaram a tornar o evento da Firjan Norte Fluminense ainda mais especial. Realizada no Teatro Firjan SESI Campos, a tradicional homenagem celebrou a trajetória de dois profissionais que ajudaram a transformar o Norte Fluminense por meio da engenharia, da indústria e do empreendedorismo: os engenheiros campistas Luiz Césio Caetano e Luiz Augusto de Sales.
A noite de premiação contou com a participação do diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, conselheiros da Firjan Norte Fluminense, membros da Comissão de Macaé, representantes das prefeituras de Campos e Macaé, autoridades, empresários, familiares e amigos dos homenageados.
Além da justa homenagem a duas carreiras de destaque, a cerimônia proporcionou um momento de grande significado pessoal para os homenageados. Amigos desde a juventude, Luiz Césio e Luiz Augusto compartilharam parte de suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Os dois foram colegas de turma na graduação em Engenharia, construindo uma amizade que atravessou décadas e acompanhou suas bem-sucedidas jornadas profissionais.
Ao receberem juntos a Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional, celebraram não apenas uma honraria que reconhece suas contribuições ao desenvolvimento econômico e social da região, mas também a história de amizade, dedicação e compromisso que os uniu desde os tempos de faculdade.
Tudo o que tem a ver com maior desenvolvimento econômico e social do Norte Fluminense tem um significado especial para mim. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
“É motivo de grande emoção estar com vocês aqui, esta noite. Nasci em Campos e tenho enorme orgulho. Minha mãe também nasceu em Campos. Na época em que estava grávida, ela e meu pai moravam em São Paulo, mas fez questão de que eu nascesse aqui, sua terra natal. Ou seja: sou campista por opção! Tudo o que tem a ver com maior desenvolvimento econômico e social do Norte Fluminense tem um significado especial para mim”, revelou Caetano, homenageado da noite e presidente da Firjan.
Luiz Césio construiu uma carreira de destaque na indústria e na representação empresarial. Com mais de quatro décadas de atuação no setor produtivo, exerceu funções de liderança industrial e dedicou parte significativa de sua trajetória à defesa da indústria fluminense e nacional.
Luiz Augusto de Sales agradeceu a honraria e o reconhecimento. O empresário consolidou seu nome na engenharia civil e na construção de importantes projetos de infraestrutura, educação, saúde, habitação e desenvolvimento urbano. À frente da Serven Serviços de Engenharia Ltda., fundada em 1977, tornou-se referência no setor da construção civil, conduzindo centenas de obras em diferentes estados brasileiros. “É uma noite emocionante. Mais ainda por estar celebrando com o amigo Luiz Césio, que, como ele bem lembrou, foi meu colega nos bancos da faculdade ainda na década de 1970”, contou emocionado durante seu discurso.
 |
|
Luiz Augusto, Caetano e Francisco Roberto | Foto: Paula Johas
|
A Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional é uma das mais tradicionais homenagens empresariais do Norte Fluminense. Criada em 2002, reconhece personalidades que contribuem de forma significativa para o fortalecimento econômico e social da região.
Homenageamos nesta noite dois empresários, construtores de legados, que nos lembram que o desenvolvimento regional é construído por pessoas que acreditam no potencial da nossa terra e trabalham para transformá-lo em realidade. Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense.
De acordo com o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, ao homenagear Luiz Césio Caetano e Luiz Augusto de Sales, a premiação reafirma seu propósito de valorizar legados que inspiram novas gerações e ajudam a construir a história do desenvolvimento regional. “A Medalha é um símbolo do esforço, da dedicação e do impacto que determinadas trajetórias exercem sobre o desenvolvimento da nossa região. Homenageamos nesta noite dois empresários, construtores de legados, que nos lembram que o desenvolvimento regional é construído por pessoas que acreditam no potencial da nossa terra e trabalham para transformá-lo em realidade. É uma felicidade homenagear Luiz Augusto e Luiz Césio”, destacou.
Entre aplausos, lembranças e abraços, a cerimônia deste ano foi marcada não apenas pelo reconhecimento de trajetórias exemplares, mas também pela celebração de amizades que nasceram em bancos escolares e da faculdade e que, décadas depois, foram destacadas durante a homenagem em Campos dos Goytacazes.
Escolha dos homenageados
A indicação para o recebimento da Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional é realizada anualmente através de um processo de seleção que ocorre em três etapas:
1. Indicação: membros do Conselho empresarial da Firjan Norte Fluminense e da Comissão Municipal da Firjan em Macaé apresentam os nomes das personalidades candidatas;
2. Análise: a Comissão do Mérito Industrial analisa o histórico e os serviços prestados pelos indicados ao desenvolvimento socioeconômico da região;
3. Condecoração: a comissão apresenta os escolhidos, que são condecorados anualmente em cerimônia oficial.
Vice-presidente da Firjan Norte e presidente da Comissão do Mérito Industrial, Tieres Rodrigues destaca que a medalha tornou-se uma das mais tradicionais e respeitadas homenagens empresariais da nossa região. "A escolha dos homenageados é resultado de um processo criterioso e transparente. Desde sua criação, em 2002, esta honraria tem destacado personalidades que deixaram marcas relevantes no desenvolvimento econômico e social do Norte Fluminense", afirmou.
Tradição que celebra legados
Em 23 edições, a Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional já foi entregue a importantes nomes ligados à indústria, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional, consolidando-se como um reconhecimento àqueles que ajudam a construir a história econômica do Norte Fluminense.
 |
|
Tieres, Caetano, Luiz Augusto e Beto Siqueira | Foto: Paula Johas
|