
Mauro Viegas Filho com o deputado federal BebetoFoto: Divulgação
A Firjan participou, em Brasília, nesta terça-feira (6/5), de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a implantação da infraestrutura ferroviária da EF-118 (Anel Ferroviário do Sudeste), entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e a revitalização da malha ferroviária da Baixada Fluminense. Com mobilização da Firjan junto aos deputados do Rio de Janeiro, o debate contou com a participação de Mauro Viegas Filho, presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da federação, e de representantes do Ministério dos Transportes; da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT); da MRS Logística; da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), além de prefeitos da Baixada Fluminense.
“Em nome da Firjan, agradeço a oportunidade de participar desta audiência pública e contribuir com os debates em torno de um dos projetos ferroviários mais estratégicos para o Brasil e, sobretudo, para o estado do Rio de Janeiro: a EF-118. Mas, falar sobre ferrovias no Rio de Janeiro é falar sobre reconstrução. Nos últimos anos, a malha ferroviária fluminense perdeu participação, capilaridade e protagonismo”, avaliou Viegas Filho, que também é diretor da Firjan CIRJ.
Confira abaixo a íntegra da reunião, com a defesa da Firjan a partir de 1º28'11":
Segundo o empresário, o Rio de Janeiro perdeu trechos ativos, conexões estratégicas e competitividade logística. “É imprescindível, portanto, que o estado volte a ser um ponto central na política ferroviária nacional. Precisamos do cumprimento integral dos investimentos previstos pela MRS Logística em seu processo de renovação antecipada, incluindo obras de requalificação da malha e a implantação do Pátio Multimodal de Queimados, onde a EF-118 se integrará a sua malha”, cobrou ele.
Viegas ressaltou que o Rio de Janeiro tem prioridade na destinação dos recursos provenientes da indenização pelos trechos devolvidos pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), recursos que devem ser revertidos em projetos ferroviários no estado. “A Firjan defende com firmeza a implantação integral da EF-118, em todos os seus trechos: do Rio de Janeiro até o Espírito Santo. Defendemos o trecho Anchieta – São João da Barra, mas, também, o São João da Barra – Nova Iguaçu, e, com ênfase especial, o trecho Cariacica – Anchieta, pois, apesar desse trecho ser no Espírito Santo, sem esse trecho a ferrovia não performará como esperado”, explicou.
O objetivo desta audiência pública, convocada pelo deputado federal Bebeto (PP-RJ), foi discutir soluções para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária, promovendo melhorias que atendam às demandas de mobilidade e desenvolvimento da Baixada Fluminense. Uma região com alta densidade populacional, onde a falta de manutenção nas ferrovias tem impacto direto na qualidade de vida de seus habitantes.
Os participantes da audiência pública ressaltaram a importância da implantação da infraestrutura ferroviária no trecho da EF-118, entre Nova Iguaçu e São João da Barra, que se não for amplamente debatida poderá ser prejudicial para população da Baixada. Destacaram ainda que a falta de debate pode resultar em impactos ambientais e prejuízos sociais. Além disso, poderá comprometer o potencial econômico dos municípios e da ferrovia, prejudicando a logística regional.
“Essa audiência pública é essencial para reunir todos os envolvidos, discutir soluções viáveis e elaborar um plano de ação concreto que atenda às necessidades da população e não deixar que esse tipo de situação aconteça com a implantação da ferrovia EF-118”, declarou Leonardo Cezar Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário.
Na quarta-feira, 7/5, o empresário Mauro Viegas Filho se reúne com o diretor-geral da ANTT e com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes também para debater o projeto da EF-118.