
O edital contempla 523 turmas nos formatos presencial, semipresencial e EAD.Foto: Paula Johas / Firjan
A Firjan SENAI está com inscrições abertas para 14.838 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional para todo o estado do Rio, todas com início previsto até o mês de dezembro, a depender de cada turma. Ao todo, o edital contempla 583 turmas, em diferentes formatos (presencial, semipresencial e EAD).
São oferecidos quase 80 cursos gratuitos nas seguintes áreas: Alimentos e Bebidas, Audiovisual e Animação Digital, Automação e Mecatrônica, Automotiva, Comunicação Mediática, Construção Civil, Eletroeletrônica, Eletricista, Energias Renováveis, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Madeira e Mobiliário, Petróleo e Gás, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação e Vestuário.
Na capital, serão oferecidas mais de 6.100 vagas, distribuídas nas unidades Firjan SENAI Benfica, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã, Santa Cruz, Tijuca, Vicente de Carvalho e Vila Isabel. Já nas regiões Sul e Centro-Sul Fluminense, são oferecidas mais de 1.500 vagas nas unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Volta Redonda e Angra dos Reis, Três Rios e Valença. Na região serrana, são mais de 700 vagas, em Nova Friburgo e Petrópolis.
Já no Norte e Noroeste do estado, são mais de 1.100 vagas, na Firjan SENAI Campos, Itaperuna, Macaé e Pádua. Na Baixada Fluminense, também são ofertadas mais de 1.100 vagas, em Duque de Caxias, Itaguaí e Nova Iguaçu. Na Região dos Lagos, são quase 700 vagas. E, na Firjan SENAI Niterói e São Gonçalo, são mais de 3.300 oportunidades em cursos de qualificação profissional.
As inscrições e matrículas devem ser feitas exclusivamente na forma presencial na unidade Firjan SENAI mais próxima, e serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As aulas têm início previsto até 17 de dezembro.
Acesse o edital
Pré-requisito e inscrições
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.
Para realizar a inscrição, será necessário apresentar todos os documentos exigidos, incluindo identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.