
Foto: Divulgação/Sistema Fiepa
O Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da Firjan SENAI SESI Laranjeiras, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), produziu o documentário “Quando a Água Baixar”, exibição promovida pelo Conselho Nacional do SESI em programação paralela à COP30, em Belém. A sessão ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), demonstrando pelo documentário a maior operação de mobilização realizada pelas federações das indústrias na reconstrução do Rio Grande do Sul frente à crise climática que assolou o estado.
Para Fernando Rezende, coordenador educacional da Firjan SENAI Laranjeiras, a expertise de seus colaboradores foi essencial na participação do setor. “Reconhecido pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, em visita ao Rio há alguns meses, nos entregou a missão de retratar a participação da FIERGS durante a catástrofe de 2024”, recorda. A equipe da Firjan viajou até Porto Alegre para a produção do documentário com o objetivo de sensibilizar a opinião pública diante do tema doloroso e vivo na memória gaúcha.
Acesse a página especial da Firjan sobre a COP30
“O material reúne relatos de voluntários e pessoas temporariamente instaladas em abrigos, cujas histórias se cruzam, revelando encontros marcados pelo acolhimento e pela potência transformadora de um abraço”, destaca Rezende.
A equipe técnica foi composta por colaboradores da unidade, além de ex-alunos formados pelo Centro de Referência. Totalizando 29 integrantes, sendo este o mesmo número de voluntário que participaram do projeto. A obra movida pelos personagens reais que encontraram caminhos de resistir, de solidariedade e de esperança, conta também com trilha sonora original de um grande artista representante da cultura do Sul do país. O trabalho marcou ainda a parceria entre a Firjan SENAI SESI Laranjeiras com o Conselho Nacional do SESI e a FIERGS no primeiro documentário produzido. “Em outubro, o filme foi apresentado no Teatro da FIERGS, ocasião em que o Conselho Nacional do SESI reconheceu a atuação da Firjan SENAI SESI na forma de contar essa história com tanta maestria e emoção”, finaliza o coordenador.
A solidariedade conjunta reforça o compromisso das federações com um futuro sustentável do país. Foram R$ 65 milhões mobilizados, beneficiando mais de 80 municípios, com 143 mil itens doados, 420 mil atendimentos de saúde e 8 mil alunos da rede pública contemplados com equipamentos escolares.
Assista abaixo ao trailer da obra: