
Em julho de 2025, Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, apresentou a proposta para o PL ao deputado estadual Luiz Paulo, na AlerjFoto: Paula Johas / Firjan
O governador Cláudio Castro sancionou, nesta quinta-feira (15/1), o PL 5774/2025, de autoria do deputado Luiz Paulo, que inclui no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o “Dia da Representação Industrial”, a ser comemorado anualmente, no dia 19 de outubro.
O marco é um pleito da Firjan, que tem como objetivo valorizar a memória industrial fluminense e nacional, estimular a reflexão sobre o papel contínuo da sociedade civil organizada e da indústria como protagonistas na construção de um Brasil mais competitivo, sustentável e inclusivo, além de engajar a população, especialmente as novas gerações, na valorização da história e do futuro industrial do nosso estado.
“A certidão de nascimento da representação industrial remonta a inauguração da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, em 1827, formada por pessoas que pensaram o futuro do país e ajudaram a construir as bases da indústria e da inovação. Somos guardiões dessa história. Conhecer, honrar, divulgar essa data é muito importante e reforça o papel do Rio de Janeiro como berço da cadeia produtiva”, afirma Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
A federação mantém atuação destacada no cenário nacional ao investir em educação, qualificação profissional, pesquisa aplicada, inovação tecnológica e na formulação de políticas públicas. Essas ações estão refletidas em estudos como Brasil 4.0 e o Mapa Rio Soft Power. A celebração da data reforça a trajetória institucional de quase 200 anos da entidade, marcada pela adaptação aos novos desafios e pelo compromisso com o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país.