Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Competitividade

Casa Firjan promove cursos, palestras e oficinas, como a de Design Circular

Convidados de oito empresas participaram de oficina na Casa Firjan

Convidados de oito empresas participaram de oficina na Casa FirjanFoto: Paula Johas

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 27/08/18 10:36  -  Atualizado em  04/09/18 12:33

Cursos, palestras, oficinas e espaço para desenvolvimento de projetos colaborativos estão disponíveis na Casa Firjan. As palestras são sempre às terças-feiras, mediante inscrição prévia pelo site da Casa. Os cursos, com temas ligados à inovação, foram desenhados por especialistas da Firjan IEL, da Firjan SENAI e do mercado e são direcionados para quem deseja conhecer e vivenciar novas experiências, ampliar conhecimentos, fazer networking e experimentar novas técnicas. Já estão com turmas abertas: Design para Fabricação Digital, Marketing Digital e Estratégias de Gamificação.

Há sempre uma novidade, por isso não deixe de conferir a programação. O design circular, por exemplo, é um dos conceitos que as empresas precisam assimilar para se adequar à nova economia. Pensando nisso, a Casa Firjan ofereceu oficina gratuita sobre o assunto, liderada por especialistas da Circo, um movimento holandês criado para inspirar empresas a projetar e iniciar negócios baseados em economia circular. Durante o evento, dia 24/08, os participantes conheceram as oportunidades que se abrem com o redesenho de produtos e de modelos de negócio voltados para esta lógica.

“Em nosso atual padrão linear, os produtos que usamos contribuem para o rápido esgotamento dos recursos naturais. Os empreendedores devem encontrar maneiras de preservar o valor do produto em todo o seu ciclo de vida, projetar produtos com maior longevidade e aproveitar as possibilidades do design circular”, apontou Pieter van Os, cofundador da Circo e sócio na Reversed Concepts.

Segundo ele, essa abordagem trabalha novas formas de cadeias de valor, unindo indústria criativa e manufatura, negócios e design. Os cinco passos do processo de design circular são: identificar onde o valor com o padrão linear de manufatura; formular desafios de design com o que foi percebido; desenvolver modelos de negócios novos, solucionando esses problemas; aplicar estratégias de design; e definir roteiro para implantação das mudanças.

Mão na massa

Nos dias 21, 22 e 23/08, representantes de sete empresas convidadas participaram de um workshop detalhado do processo. Eles aprenderam como redesenhar produtos para que possam ser reutilizados, remanufaturados e reciclados, reduzindo a quantidade de resíduos pós-consumo e contribuindo positivamente para a agenda ambiental. A oficina e a capacitação foram resultado de parceria entre a Firjan e o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro para a disseminação da economia circular entre as empresas fluminenses.

“Trabalhamos esse tema há quatro anos e em 2018 estamos dando novo passo. Além de divulgar o conceito e seus benefícios, começamos a trazer mais para perto da realidade a economia circular para nossas indústrias”, informou Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da federação.

A economia circular é um dos pilares da nova economia. Além de estar no radar de defesa de interesses, o tema é trabalhado pela Casa Firjan. Para conferir a programação, acesse a agenda de eventos da unidade.

A Casa Firjan também conta com um FabLab, laboratório de prototipagem, que promove “open days” todas as sextas à tarde, também com inscrição prévia pelo site. O objetivo é construir a cultura maker e da inovação, dando oportunidade de acesso gratuito a equipamentos e de desenvolvimento de projetos de forma colaborativa.

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida