Hábitos de consumo que mudam de forma cada vez mais veloz foram assunto da palestra “O novo consumidor e o desafio de tornar sua marca relevante”, promovida pela Firjan SENAI, em 15/10. Durante o evento, o primeiro da websérie Desafios do Mercado de Alimentos e Bebidas, Valeria Moreira Pinho, pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Instituto Coppead/UFRJ, compartilhou pesquisas sobre os novos hábitos de consumo, deu exemplos de boas práticas de empresas fluminenses e apresentou histórias de marcas que conseguiram se transformar e manter a sua relevância durante a pandemia.
Alguns dos tópicos apresentados pela pesquisadora foram o impulsionamento do e-commerce; o redimensionamento do carrinho de compras, que passou a integrar antigas e novas necessidades; a transformação da casa em ambiente de consumo, espaço de entretenimento e de pequenos prazeres; e os luxos para compensar o adiamento de viagens e o isolamento.
“Queremos entender o momento e observar os desafios de se diferenciar num mercado competitivo. As empresas tiveram a percepção de que é possível inovar e ter soluções criativas na crise e estão empenhadas em encontrar novas formas de fazer negócio”, esclareceu Valeria.
Ela citou histórias de marcas em transformação durante a pandemia, como a Netflix, que investiu R$ 5 milhões no setor de audiovisual; a Magazine Luiza, uma das primeiras a aderirem às campanhas pela não demissão e ao fechamento de lojas; a Natura, que atuou no combate à violência doméstica; o Boticário, que doou 216 toneladas de álcool e sabonetes; e a Ambev, que utilizou o etanol das cervejarias para produzir álcool em gel.
Centro de Referência Firjan SENAI
A websérie é conduzida por especialistas do novo Centro de Referência Firjan SENAI Tijuca em Alimentos e Bebidas e Construção Civil e faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Pão e da Alimentação (16/10). “O evento é o primeiro organizado pelo nosso Centro de Referência, espaço que foi todo remodelado, com equipamentos de ponta e tecnologia da indústria 4.0, para atender o setor, com foco na formação profissional e nos serviços tecnológicos”, antecipa Marcia Losso, especialista técnica de Educação da Firjan SENAI Tijuca.
LEIA TAMBÉM:
Encerramento de websérie traz o que há de novo na panificação e a nova edição de “Visões Tecnológicas” da Firjan SENAI
Ex-alunos cervejeiros da Firjan SENAI investem em frutas para atrair maior público
Clique nos links abaixo para acompanhar toda a série
15/10 - A Criatividade é o limite: Reescrevendo técnicas e estilos cervejeiros
16/10 - Soluções tecnológicas para melhoria da produtividade na área de Panificação
Assista à primeira palestra da série: