A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) é uma obrigação acessória anual que deve ser transmitida obrigatoriamente pelas empresas do Simples Nacional até o dia 31 de março de 2023.
O objetivo é informar à Receita Federal sobre a situação socioeconômica e fiscal do ano anterior, além de identificar possíveis irregularidades e fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias dessas empresas.
A empresa que não enviar a Defis fica impedida de gerar as apurações mensais dos períodos posteriores no sistema Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D). Portanto, a falta do envio Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais deixa a empresa irregular e pode acarretar multas por falta de cumprimento de outras obrigações.
Como transmitir a DEFIS em 2023?
- acessar o Portal do Simples Nacional com certificado digital ou código de acesso;
- clicar na opção “Serviços” e selecionar “DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais”;
- preencher as informações solicitadas, como dados da empresa, informações sobre o faturamento bruto anual e dados dos sócios;
- transmitir a declaração;
- verificar se a Defis 2023 foi recebida e se existem pendências, se estiver tudo ok, a declaração será considerada entregue.